UNIDADES BÁSICAS DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS PARTICIPAM DE PROJETO CONCEBIDO PELA NASA

Selecionadas para elaboração de estudos e pesquisas que tratam da  emissão de gases na camada de ozônio, formatos de nuvem, biomassa, quantidade de carbono estocada em cada árvore e medição da pressão atmosférica, quatro unidades da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, vão participar do projeto “Ciências Atmosféricas na Escola”. Os equipamentos serão fornecidos pelo centro meteorológico da UFSC e as observações serão acrescentadas ao portal de pesquisas e dados internacionais da Nasa, agência do governo federal dos Estados Unidos.

A Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, localizada na Armação do Pântano do Sul, foi selecionada pela Escola do Mar, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para participar do projeto. Os estudantes irão utilizar diferentes recursos pedagógicos para elaborar estudos e pesquisas com a produção de podcasts, aulas de robótica, vídeos interativos e projeções em 3D para facilitar a visualização do “espaço”.

O “Clube de Astronomia da Dilma” é uma iniciativa interdisciplinar da unidade educativa e será por meio dele que acontecerão os estudos do projeto Ciências e a partir deste mês, os encontros estão programados semanalmente, terças e  quintas, sendo três aulas por período, com estudantes de 11 a 13 anos, que estão entre o 6º e 8º ano do ensino fundamental. O programa se estenderá até novembro.

Segundo Lilian Ferreira, uma das professoras responsáveis pelo Clube de Astronomia da Dilma, o intuito é despertar a curiosidade e promover debates sobre temas relacionados ao universo. Também participarão dos estudos,  as unidades municipais Professora Zulma Freitas de Souza (Ratones), Osmar Cunha (Canasvieiras) e Virgílio dos Reis Várzea (Canasvieiras).

Parceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome