NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE SÃO JOSÉ FICARÁ CONCLUÍDA EM DEZEMBRO

Com a aceleração das obras e avanços em diversas etapas do projeto, a estação de tratamento de esgoto do bairro de Potecas em São José deverá ser concluída em dezembro deste ano. A nova estação, com investimento de R$ 250 milhões, substituirá as lagoas de decantação por uma moderna planta de tratamento, tornando-se a maior unidade do segmento em Santa Catarina.
A obra, de responsabilidade da Casan, conta também, com investimentos da prefeitura municipal. Mantendo a rotina, praticamente semanal, hoje, o prefeito Orvino Coelho de Ávila, acompanhado do vice-prefeito Michel Schlemper, secretários e vereadores esteve vistoriando os serviços e constatou que houve progressão na execução dos trabalhos.

O diretor de Operações da Casan, Joel Horstmann, fez um relato sobre o andamento das obras, como a construção dos tanques de decantação, da casa de sopradores de ar, do laboratório e do tanque de aeração, em fase final de conclusão.

VISTORIA PÚBLICA

Edson Moritz, presidente da Casan, expressou confiança na aceleração do processo de construção, assegurando recursos. Ficou acordado com o prefeito realizar uma solenidade daqui a dois meses para convidar a população a testemunhar o progresso quando as paredes dos tanques estiverem erguidas. “A Casan valoriza a participação da comunidade nesse acompanhamento”, disse o presidente. Para ele, o encontro com a prefeitura de São José foi destacado como positivo.
Por sua vez, o prefeito Orvino enfatizou o avanço na obra, agradecendo o esforço do presidente Moritz na garantia de recursos em conta específica e conclusão do processo licitatório dos equipamentos. Destacou a parceria com a Casan e prometeu manter a população informada em futuros encontros. “Estamos vendo um avanço considerável na obra. É crucial que a população de São José saiba disso, pois estamos comprometidos com o desenvolvimento da região”.

O NOVO PROJETO

A estrutura quando concluída, terá capacidade de vazão média, na primeira etapa, de 600 L/s, cerca de 42% a mais do que a capacidade atual de 423 L/s. Na segunda etapa, serão 800 L/s. A unidade foi dimensionada considerando uma população de 328.494 habitantes para a primeira etapa do projeto e 437.992 habitantes na segunda etapa.

A Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas foi construída na década de 80 e opera com o processo de tratamento por lagoas de estabilização. Quando a nova ETE estiver concluída, vai permitir a desativação das lagoas de estabilização, medida que vai trazer muito mais qualidade de vida para a população. O planejamento prevê que o local onde hoje existem as lagoas passe por recuperação ambiental, dando lugar a um parque urbano, com áreas de lazer e prática de esportes. “Essa obra é um compromisso pessoal, como cidadão e como legislador de São José. Sei da reivindicação histórica da população para retirar o mau cheiro desta região, as pessoas não devem passar por esse perrengue”, enfatizou Orvino.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome