351 ANOS DE FLORIPA: PERSONALIDADES RECEBEM HOMENAGENS E HONRARIAS DOS VEREADORES DA CAPITAL

Como homenagens de reconhecimento aos cidadãos que, por décadas, vêm prestando e cumprindo ações determinadas em defesa e pelo desenvolvimento de Florianópolis, a Câmara Municipal de Vereadores, mantendo uma tradição histórica de 20 anos, realizou uma sessão solene ontem à noite no plenário da Assembleia Legislativa, com a outorga de títulos de Cidadão Honorário e concessão das Medalhas de Mérito Virgílio Várzea e Francisco Dias Velho à personalidades da Capital. A sessão, legislativa integra as comemorações do aniversário de Florianópolis que, amanhã, comemora oficialmente, 351 anos de emancipação política.

Fundado em 1726, o antigo pedaço de terra chamado “Nossa Senhora do Desterro” transformou-se em Florianópolis apenas no ano de 1889. Dentre tantas representações, quatro são considerados símbolos da Capital: o Garapuvu, o Martim-pescador-verde, a Orquídea Lélia Púrpura, e a Rã-manezinha. A Capital de Santa Catarina foi eleita, em 2023, como a 2ª cidade mais empreendedora do Brasil, estando somente atrás de São Paulo no ranking, tendo em destaque seu polo tecnológico que estrutura-se desde 1984.

Dentre os homenageados, o desembargador Fernando Carioni, com 20 anos de magistratura no Judiciário Catarinense, recebeu a Medalha Dias Velho e o título de Cidadão Honorário. O magistrado ressaltou que “para mim, é o orgulho da família Carioni, que chegou aqui por volta de 1875, e, todos nós, até hoje, exercemos as mais diversas ações profissionais aqui na Ilha. É uma agradável surpresa, uma homenagem muito bela, e que eu levo com muito orgulho para a vida toda. É uma responsabilidade enorme”.

Ao enfatizar o privilégio de poder governar Florianópolis, o Prefeito Topázio Neto destacou o sentimento honroso em ter a oportunidade de presenciar os 351 anos celebrados pelo município, alegando que a Sessão marca a abertura do calendário festivo. “Hoje, inicia-se a programação de aniversário, temos uma ação cultural intensa de inaugurações da Prefeitura. Sem dúvida, essa Sessão da Câmara é sempre marcante nos aniversários da cidade, hoje, homenageando mais de 100 pessoas que prestaram serviços relevantes para Florianópolis”.

HONRA E DESAFIOS

Representando o legislativo da Capital, o vereador Dalmo Menezes disse que “ao homenagear Florianópolis, também devemos reconhecer os desafios que enfrentamos desde a preservação de nosso meio ambiente até o combate às desigualdades sociais. Ainda há muito a ser feito, no entanto, tenho plena confiança de que, com determinação e união, podemos superar qualquer obstáculo que se apresente em nosso caminho. Hoje, erguemos nossos pensamentos em gratidão à esta cidade que tanto oferece aqueles que aqui vivem, filhos da terra ou não. Que possamos continuar a honrar e proteger este tesouro precioso que chamamos de lar”, expressou.

Também, o vereador Claudinei Marques, vice-presidente da Câmara Municipal, lembrou que todos os homenageados foram selecionados por mérito ao honrar a capital catarinense, destacou que é uma noite memorável e digna ao município. “Com certeza são homenagens relevantes, e as pessoas selecionadas para receber essas homenagens na noite de hoje são pessoas que, com certeza, foram escolhidas a dedo, pois representaram Florianópolis, além de muitos que a continuam representando. Fico muito honrado em poder homenagear nesta noite. Com certeza, cada vereador teve um motivo especial para homenagear aqueles presentes aqui. Florianópolis merece”.

Outro homenageado, titular da delegacia dos Desaparecidos de Santa Catarina, o delegado Wanderley Redondo, há 10 anos no cargo, agradeceu a honraria e destacou que “ficamos muito satisfeitos pelo reconhecimento da Câmara Municipal de Florianópolis. Completamos, no ano passado, 10 anos de serviço prestado à comunidade, principalmente. É um motivo de orgulho e satisfação”.

Manézinho, o também homenageado Engenheiro Forense Ricardo Scherer evidenciou que a enorme receptividade de Florianópolis é um de seus maiores encantos. “Para mim é uma grande honra, sou daqui de Florianópolis, nesta terra que acolhe tantas pessoas. É importante entendermos que as homenagens compartilham um sentimento de ser Ilhéu. Essa questão de valorizar a nossa terra me deixa satisfeito de estar aqui, nesse dia”, concluiu.

Embalado ao som do “Rancho de Amor à Ilha” , o grupo de Balé Tia Cláudia, do norte da Ilha, abrilhantou a cerimônia com uma linda apresentação, deixando todos encantados.

TÍTULOS DE CIDADÃO HONORÁRIO:

Dr. Adriano Tavares Da Silva
Alexandre Besouchet Martins
Amarildo Soares Da Silveira
Cel. Aurélio José Pelozato Da Rosa (Comandante Geral da PM)
Bruno Barbi
Clair Castilho
Danieli Blanger Pinheiro Porporatti
Deraldo Ferreira Opa
Eduardo Boff Bach
Eduardo De Mello E Souza
Eduardo Loch
Erádio Manoel Gonçalves
Flávio Ricardo Liberali Magajewski
Ivo Pires
João Carlos De Melo Saraiva
José Alberto Simonetti
José Carlos De Oliveira
José Ricardo Stefen
Lélia Regina Kremer Gamba
Luciano Martins
Luis Alejandro Vinatea Arana
Marcelo Tostes
Marcos Aurélio Neves
Marino Tessari
Mário José Raimondi
Napoleão Bernardes Neto
Paulo André Jukoski Da Silva
Pedro Flori Ramos
Raphael Soares
Ricardo Leandro De Medeiros
Rubens José Martins De Abreu Filho
Sadraque Lopes
Sidney Machado, O Chopp
Wilson Rodrigues De Moura Júnior

MEDALHA VIRGÍLIO VÁRZEA

Ademar Alarício Do Espírito Santo
Adilson Vieira
Alexander Besouchet Martins
Aloísio Acácio Piazza
André Schafer
Ardonço Carmo Vitorio Neto
Programa Bairro Educador
Carlos Alberto Pierri
Delegacia Dos Desaparecidos – Unidade da Polícia Civil
Ten. Cel. Daniel Gevaerd Muller
Destino Floripa – Florianopolis Convention & Visitors Bureau
Dino Ataíde De Aguiar
Eduardo Ommati Ferreira – Gavião
Fernando Anzanello Fontes
Major Fernando Ireno Vieira
Hélio Dos Santos
Instituto Escola de Esporte Cultura e Educação Cidadã
Ismael Gomes
Ivan Gabriel Coutinho
João Meurer
João Salles Junior
Joel Costa Júnior
Leandro Domingues
Leonardo Eurico De Freitas
Lucas Paiva Ramos
Luiz Carlos Goedert
Marcos André Bruxel Saes
Maria Aparecida Clemêncio
Maria Aparecida Lucca Caovilla
Marlucio Bittencourt
Nelson Julio Rosa
Orlando Silva
Portal Catarinas
Rafael Odesio Damo
Rafael Regis De Sousa
Rangel Abreu Nunes
Ronaldo Dias De Andrade
Francis Solange Vieira Tourinho
Tasso Claudio Scherer
Waldir Gomes Da Silva

MEDALHA FRANCISCO DIAS VELHO

Ana Carolina Dias De Oliveira
Ana Lavratti
Átila Alcides Ramos
Áurea Maria Battisti De Souza
Carolina Sena Vieira
Cláudio Gastão Da Rosa Filho
Comandante Freire
Dilnei Marcelino Júnior
Fabrícia Luiz Souza
Fernando Carioni
Fernando Luiz Corrêa
Filipe Freitas Mello
Gilberto Lopes Teixeira
Guilherme Da Silva Grillo
Henrique Da Silva Klingelfus
João Aderson Flores
Julio Cesar Garcia
Juvencílio João De Souto
Pedro Flori Ramos
Rafael Regis
Ricardo Pastrana
Ricardo Scherer
Robson Dario Silva
Robson Dos Passos Silva
Salvador Mendes – In Memoriam
Sérgio Gallotti Prisco Paraíso
Wilson Rodrigues Costa

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome