PALHOÇA OFERECE TRATAMENTO DE SAÚDE COM REABILITAÇÃO POR FISIOTERAPIA

A fisioterapeuta possui uma importância significativa dentro das estratégias de saúde da família, pois tem como finalidade reabilitar a funcionalidade do indivíduo. Durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19, a teleconsulta e o telemonitoramento em fisioterapia tem ganhado cada vez mais destaque, pois permitem um atendimento de grande qualidade levando em considerações os principais protocolos de saúde.

A Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está disponibilizando para os moradores da cidade a modalidade de atendimento em fisioterapia que une tecnologia, segurança e saúde. No atendimento aos palhocenses, as variedades de teleconsulta e teleatendimento tem sido recursos fundamentais para o fortalecimento do contato com os pacientes; para o monitoramento das atividades domiciliares orientadas e no acompanhamento das aquisições motoras e da evolução dos pacientes.

De acordo com o secretário de Saúde Rosiney Horácio a “fisioterapia no modo de teleconsulta, além de utilizar a tecnologia a favor da saúde, também beneficia diretamente muitos pacientes que tem dificuldades em se deslocar até um local específico. Com o acompanhamento de um profissional, esses pacientes podem realizar as sessões no conforto de suas residências”.

Recentemente foram incluídas três novas formas de telefisioterapia na rede municipal de saúde: a teleconsulta no processo pré-operatório de cirurgias bariátricas; o atendimento para pacientes com sequelas respiratórias (doenças pulmonares obstrutivas crônicas ou sequelas pulmonares de Covid19); e no tratamento das cervicobraquialgias crônicas.

ACESSO AO TRATAMENTO

Para os pacientes que tem a necessidade de fazer fisioterapia pela modalidade de teleatendimento, o primeiro passo é procurar a unidade de saúde do seu bairro. “Na UBS é marcada uma triagem inicial em que é realizada uma entrevista e verificado se o paciente possui acesso a internet. Em caso positivo, dá-se início ao tratamento de Tele Reabilitação. É importante destacar nesse momento a importância dos pacientes não precisarem estar se expondo a Covid-19 tendo a possibilidade de realizar o tratamento em casa. Além disso, vale frisar que os próprios pacientes relatam que os resultados do teleatendimento são extremamente satisfatórios” ressalta Leandro Pereira, coordenador de fisioterapia da Secretaria de Saúde.

“Nesse momento em que vivemos a pandemia da Covid-19, todos os recursos que aumentem a segurança são importantes. A oferta de teleatendimento na rede de saúde reforça o compromisso da administração municipal em buscar formas inovadoras de elevar continuamente a qualidade de vida dos palhocenses” define o prefeito Eduardo Freccia.

Parceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome