EFICIÊNCIA E CRESCIMENTO: SANTA CATARINA É O SEGUNDO DESTAQUE EM COMPETITIVIDADE DO BRASIL

Com destaques à segurança pública, a eficiência da máquina pública e a sustentabilidade social, Santa Catarina manteve a segunda posição como unidade mais competitiva do Brasil dentro do Ranking de Competitividade dos Estados, atualizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O Estado  também esteve “no pódio” em infraestrutura (segundo lugar) e educação (terceiro).

Na segurança pública, a avaliação é de indicadores como taxa de mortes violentas, roubos e déficit carcerário, entre outros. A eficiência da máquina pública leva em consideração fatores como a oferta de serviços públicos, a produção dos magistrados, incluindo o custo dos poderes em relação ao PIB e o equilíbrio de gênero no serviço público estadual.

Na sustentabilidade social, pilar em que Santa Catarina mais se destaca positivamente, são avaliados itens como a inserção econômica dos jovens, mortalidade na infância, mortalidade materna, cobertura vacinal, desigualdade de renda e número de famílias abaixo da pobreza.

Os demais pilares são sustentabilidade ambiental (SC em quarto lugar), inovação (quarto lugar), potencial de mercado (quarto lugar), solidez fiscal (15º) e capital humano (24º). Nesse último pilar, a colocação de Santa Catarina se explica por ser um dos estados com maior renda dos trabalhadores.

Pelos critérios do ranking, quanto menores os salários (“custo de mão de obra”), melhor a pontuação neste indicador.

Parceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome