CHUVAS: GOVERNO DE SC AFIRMA QUE VAI ENCARAR DE FRENTE OS PROBLEMAS QUE PRECISAM SER RESOLVIDOS

Governador Jorginho Mello em reunião na sede da Defesa Civil

Ao receber, nesta noite da Defesa Civil, o relatório com as últimas informações sobre as chuvas em Santa Catarina Catarina, o governador Jorginho Mello reconheceu que “primeiro de tudo é importante alertar as pessoas que, infelizmente, este evento climático ainda não terminou mas, continuamos trabalhando e vamos  encarar de frente, como nunca ainda foi feito, os problemas que precisam ser resolvidos para garantir mais segurança a nossa gente, especialmente, para situações como a que estamos vivenciando” frisou.

Para amanhã, a previsão do tempo indica uma área de baixa pressão atmosférica volta a instabilizar o tempo de forma gradativa no Estado.

.Segundo o relatório divulgado às 18 horas, permanece em 144 os municípios que registraram ocorrências em virtude das chuvas registradas desde o dia 4 de outubro. São 121 os municípios que decretaram situação de emergência e teriam ocorrido três mortes, registros que estão sendo apurados.Desde o dia 3 de outubro o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 1.635 ocorrências em 140 municípios.

Informações repassadas pelas prefeituras apontam que  mais de 17 mil pessoas estão desabrigadas e desde a semana passada, o Governo do Estado realiza o trabalho de ajuda humanitária levando água, alimentos, material de limpeza, colchões e roupas para as famílias afetadas.

BARRAGENS

Leitura dos níveis das represas, referência 18 horas de hoje:

Barragem Sul (Ituporanga/SC )
Montante: 32,05 m IBGE: 402,05 m
Jusante: 3,50 m
Lâmina vertedouro 1,05 m
Comportas abertas: 0
Comportas fechadas: 5
Canal extravasor: Fechado.
Lâmina d’água C.E.: 0,0 cm
Tempo: Nublado.
Pluviometria: 0,0 mm
Reservatório: 110,62%

Barragem Oeste (Taió/SC)
Montante: 24,13 m IBGE: 363,13m
Jusante: m
Lâmina vertedouro. 0,83 cm
Comportas Abertas: 0
Comportas fechadas: 7
Canal extravasor: Fechado.
Lâmina d’água C.E.: 0,0cm
Tempo: Nublado.
Pluviometria: 0,0 mm
Reservatório: 107,80%

Barragem Norte (José Boiteux/SC):
Montante: 46,93 m – IBGE: 301,93 m
Comportas abertas: 0
Comportas fechadas: 2
Tempo: Nublado. Pluviometria: 0,0 mm
Reservatório:96,9%

NÍVEL DOS RIOS – REFERÊNCIA 17 HORAS

Taió: (Sdc local 18 hrs) 10,327m
Ituporanga: (sdc local 18hs) 1,64 m
Rio do Sul: (Sdc local 18hrs)10,32m
Blumenau: 7,48 m (17hrs)

PREVISÃO DO TEMPO

Amanhã, uma área de baixa pressão atmosférica volta a instabilizar o tempo de forma gradativa em SC. Na metade leste do estado, as chuvas ocorrem com fraca intensidade, enquanto no Grande Oeste podem vir em forma de pancadas moderadas a fortes e acompanhadas de temporais isolados, já a partir da madrugada e manhã. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas entre o Grande Oeste e norte do estado, mas continua alto para inundações e deslizamentos. No amanhecer, as temperaturas ficam próximas dos 7°C na Serra, 9°C a 12°C do Meio-Oeste aos planaltos e de 12°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, marcas próximas dos 30°C no Extremo Oeste, 25°C no Litoral Sul, 20°C entre Florianópolis e Litoral Norte e entre 13°C a 17°C nas demais áreas.

SEGUNDA-FEIRA

Na segunda-feira (16), a intensificação do fluxo de ar quente e úmido da região amazônica em direção à SC e do sistema de baixa pressão, favorecem o aumento das chuvas e dos temporais pelo estado com risco moderado a alto para ocorrências associadas, especialmente em áreas do Grande Oeste, onde a instabilidade começa entre a madrugada e manhã, se espalhando para as demais regiões de forma irregular ao longo do dia. Além disso, o risco permanece de alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações em decorrência dos volumes de chuva precipitados registrados nos dias anteriores. Temperaturas mínimas entre 12°C e 15°C do Meio-Oeste aos planaltos e de 16°C a 20°C no restante do estado. À tarde, em função dos períodos de melhoria que se intercalam com a instabilidade, são esperadas marcas de até 30/32°C no Extremo Oeste e Litoral Sul e 19°C a 27°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (16), a influência dos sistemas meteorológicos do dia anterior, somado a passagem de uma frente fria pelo Oceano na costa de SC, contribuem para ocorrência de chuva forte a volumosa e temporais pelo estado, especialmente entre o Grande Oeste, Vale, Planalto Norte e Litoral Norte, principalmente na primeira metade do dia. Na quarta-feira (17), com exceção das áreas do Norte do estado, que ainda podem ter chuvas fracas passageiras, as demais regiões voltam a apresentar tempo firme.

 

Parceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome