CAMPANHA “CRIANÇA COM VISÃO”, EM PALHOÇA, VAI DIAGNOSTICAR DEFICIÊNCIAS NAS ESCOLAS

A Prefeitura de Palhoça vai lançar hoje o programa “Criança com Visão”, que vai diagnosticar deficiências visuais entre alunos do ensino fundamental, da rede municipal. O objetivo é oferecer óculos de grau a todos os estudantes que apresentarem algum tipo de dificuldade para enxergar. A Prefeitura vai disponibilizar 12 modelos de óculos, com entrega prevista para 30 dias após a consulta. O lançamento do projeto será no gabinete do Prefeito Camilo Martins, às 16 horas.

“De acordo com dados da Secretaria de Educação do município, um grande número de crianças chegam à escola com dificuldade para enxergar. Como sabemos que o aprendizado depende de uma boa visão e que a deficiência interfere na qualidade do ensino, precisamos reverter esse quadro. Por isso é uma ação tão importante”, afirmou o prefeito Camilo Martins.

Ainda, segundo o prefeito, inicialmente, serão efetuados cinco mil testes de acuidade visual, o que definirá a capacidade da visão de cada aluno em distinguir detalhes de contorno e forma. De acordo com dados preliminares, é possível que 20% das crianças apresente algum tipo de deficiência visual.

Os testes vão ser realizados por um optometrista, que é especializado no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual. A profissão existe no mundo há mais de 100 anos, sendo praticada em mais de 130 países, inclusive nos Estados Unidos, Japão e Europa.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome