A inclusão das disciplinas de robótica e programação poderão ser inseridas na grade curricular da Rede Estadual de Ensino. Como consequência, hoje, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, aprovou o projeto de autoria do deputado Lunelli (MDB). Antes de ir à votação em plenário, o projeto será analisado por outras três comissões técnicas.
Na justificativa do projeto, o autor argumenta que a inclusão das disciplinas favorece o ensino de outras áreas de estudo, além de potencializar a integração dos jovens nos mais novos sistemas do mercado de trabalho. “Trata-se de atividades que integram várias áreas do conhecimento, que podem instrumentalizar o professor a aplicar outras matérias, como a matemática e a física, dando novos métodos para o ensino de todas as áreas de conhecimento”, disse. As temáticas serão ministradas no horário regular das unidades da rede estadual, com os conteúdos sendo ministrados aos estudantes de maneira transversal e com viés multidisciplinar.
No parecer aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, o relator, deputado Pepê Collaço (PP), declarou que os estados podem legislar sobre educação e ensino para regular as especificidades locais, desde que sejam respeitadas as diretrizes emanadas pela União.
O parlamentar, entretanto, apresentou uma emenda substitutiva global para suprimir o artigo 4º do texto, considerado inconstitucional por invadir competência privativa do governador do Estado. O trecho em questão buscava reservar vagas para profissionais de robótica e de programação nos concursos públicos estaduais voltados ao magistério.
Na sequência, o projeto segue para as comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Educação e Cultura.