
De tempo médio de espera de pacientes, de 46 minutos na classificação de risco laranja em atendimento na temporada de verão de 2023, para 12 minutos na atual estação, o sistema de saúde da Prefeitura de Florianópolis reduziu em até 73% o tempo de atenção médica nas UPAS na Capital. A melhora foi significativa também nas demais classificações: amarela (de 50 para 22 minutos), verde (de 1h32 para 1h) e azul (o tempo de espera passava de 3 horas e foi reduzido para menos da metade, 1h15, uma redução de 60%). Esses dados, levantados pela secretaria Municipal de Saúde referem-se, especialmente, às UPAs Norte, Sul e Continente. Sem esquecer que neste ano, a população flutuante em Florianópolis, especialmente turistas, está ultrapassando 1,5 milhão de pessoas.
Para efeito de elucidação, na temporada de verão a demanda de atendimento nas Upas chega a ser 50% maior do que nos demais meses do ano, considerando o fluxo de visitantes. “Durante todo o ano, o objetivo nas Unidades é solucionar as demandas dos pacientes com brevidade e na temporada esse desafio se intensifica. Quanto mais rápido o paciente é atendido e recebe o encaminhamento adequado, melhor a capacidade de diminuição das dificuldades enfrentadas no momento do adoecimento”, salienta o secretário de saúde de Florianópolis, Almir Gentil.
A melhoria foi possibilitada por diferentes esforços para aprimorar a qualidade do serviço, além da migração de demanda para a modalidade de teleatendimento. Ao longo do mês de dezembro de 2024, o Alô Saúde Floripa recebeu 18.136 solicitações de atendimento, uma quantidade 157% maior que no mesmo período em 2023. Desse total, pouco mais de 3 mil pessoas tinham intenção inicial de buscar uma Upa para atendimento, caso não tivessem acesso ao serviço de telemedicina. A solução dos casos de forma remota ou com outros encaminhamentos específicos foi possível para 90,8% dessa parcela de pacientes, sendo necessário que apenas 173 deles fossem orientados a ir até a Upa.