VACINAÇÃO EM SÃO JOSÉ: A PROTEÇÃO CONTRA DOENÇAS E EPIDEMIAS

    Uma das melhores formas de prevenção de doenças é a imunização e os esquemas vacinais completos. É com a vacina que o organismo fica protegido de vírus e de bactérias que afetam o ser humano, podendo levar à morte, é o que  alerta a gerente de Imunização da secretaria Municipal da Saúde de São José, Iula Bastos.

    Ela informa que em São José, a Prefeitura disponibiliza diariamente, de forma gratuita, vacinas para as diversas doenças, desde a infância até a fase adulta, para toda a população. As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município possuem imunizantes como BCG, Hepatite B, Hepatite A, Meningite C, Meningite ACWY, Tríplice viral, Varicela, DT, DTPA, DTP, Pneumocócica 10, Vop e vip, HPV, Antirrábica humana, Rotavírus, Pentavalente e Febre amarela, além das de prevenção contra a Covid-19 e vacinas especiais para pessoas com comorbidades, por meio dos centros de referência de vacinas especiais.

    Anualmente a Secretaria de Saúde distribui mais de 500 mil doses à população, de acordo com as demandas, o que contribui diretamente para a redução de casos como sarampo, rubéola, coqueluche, entre outras doenças. Só em 2023, até o início do mês de junho, foram aplicadas 155.906 doses.

    Iula explica que ao longo dos anos, a implementação massiva das vacinas foi a principal responsável pelo controle de epidemias, como a erradicação da varíola e poliomielite, por exemplo. “As 25 salas de vacinação, em São José, atendem todos os dias a população, de segunda a sexta-feira. Por isso é importante destacar que manter o esquema vacinal em dia é a melhor forma de prevenir diversas doenças, pois as vacinas estimulam o corpo a produzir defesas imunológicas que nos protegem contra várias enfermidades”, reforça.estratégia imprescindível para a saúde pública, uma vez que, ao prevenir a disseminação de doenças, também evita epidemias. Por isso, é uma ação que fortalece a resposta imune individual e coletiva. As vacinas estão disponíveis tanto no serviço público de saúde quanto na rede privada.As vacinas estimulam o sistema imunitário do organismo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças.

    (texto e fotos: secretaria de Comunicação Social/São José)

    Parceiro

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, digite seu comentário
    Por favor, informe seu nome