PREVISÃO: SEMANA TERÁ OSCILAÇÕES DE TEMPERATURA COM VENTOS E CHUVAS EM SC

Com a chegada de uma frente fria, a partir da tarde de amanhã, deverão ocorrer temporais isolados que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e de alagamentos pontuais, o setor de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, alerta que as adversidades deverão se concentrar, principalmente, em áreas do centro ao leste do estado.A previsão é  com risco baixo a moderado para ocorrências associadas às chuvas.

Ainda durante a madrugada de terça e ao longo da quarta-feira, são aguardadas médias de vento entre 20 a 35 km/h, de direção norte/noroeste, com rajadas podendo variar entre 50 a 80 km/h. Pontualmente, em algumas regiões, essas rajadas podem até mesmo ultrapassar tais valores. Essa situação se aplica a áreas como o Grande Oeste, a Grande Florianópolis Serrana, a Serra do Litoral Sul, os planaltos e o Litoral Norte, com risco baixo a moderado para destelhamentos, quedas de árvores e problemas na rede elétrica.

As temperaturas aumentarão consideravelmente em todo o estado, com previsão de atingir 32°C no Grande Oeste, 33°C no Litoral Sul e oscilando entre 24 e 29°C nas demais regiões catarinenses. Na quarta-feira, espera-se um aumento ainda maior nas temperaturas, com a possibilidade de ultrapassar 35°C no Litoral Norte, marcando entre 30 e 34°C no Grande Oeste e no Litoral Sul, variando entre 26 e 33°C nas outras áreas. Somente no Litoral Sul, as máximas não sobem tanto, ficando na faixa entre 19 a 26°C.

Na quinta-feira, a frente fria se desloca em direção ao norte de Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de temporais isolados. Além disso, os ventos do quadrante sul devem intensificar com rajadas entre 50 e 70 km/h, sendo pontualmente superiores, especialmente nas áreas próximas à costa, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

O avanço de ar polar na retaguarda do sistema, favorece ainda o declínio acentuado das temperaturas no período, especialmente entre quinta, 24, e a sexta-feira, 25, quando o tempo começa a melhorar de forma gradativa no estado com risco baixo a moderado para ocorrências como agravamento de doenças respiratórias e cardíacas em pessoas de grupos de risco, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais domésticos.

Devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos, a Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os Avisos e Boletins de previsão do tempo.

 

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome