OUTUBRO ROSA: UNIDADES DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ AMPLIAM ATENDIMENTOS ÀS MULHERES

Para atender as mulheres em exames de prevenção ou identificação de câncer de mama e colo de útero, as Unidades Básicas de Saúde de São José, dentro da programação Outubro Rosa estão com horários de atendimentos estendidos. Normalmente, as  unidades de saúde  realizam os exames toda sexta-feira durante a tarde das 13h às 15h15min. Mas, nos dias 13,14 e 21, farão os exames também na parte da manhã, das 8h30min às 11h, (mediante agendamento prévio no balcão do posto).

Segundo a coordenadora de Saúde, Mirella Marry Ferreira Laurentino, os enfermeiros não se restringem a apenas a verificar a saúde dos pacientes e também se preocupam com a família que visita a unidade em geral. “Às vezes os pais estão acompanhando os filhos na consulta, então procuramos investigar se estão cuidando de si mesmos também”, afirma.

Na próxima sexta-feira, o Grupo de atividade física e auriculoterapia (técnicas de acupuntura) vai receber atenção especial para a realização dos exames preventivos. E seguindo o cronograma, nos dias 14 e 21, haverá a oferta dos exames para o preventivo de câncer do colo de útero e pedidos de mamografia, das 8h30 às 11h e 13h às 15h15.

SINAIS

O Outubro Rosa é o mês destinado à prevenção do segundo câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. São fatores de risco: a idade acima dos 50 anos/alcoolismo, obesidade, sedentarismo, histórico familiar, não ter tido filhos/ amamentado e uso de contraceptivos hormonais.
O rastreamento é feito com mamografias, para mulheres com mais de 50 anos a cada dois anos. Caso haja histórico familiar, deve ser feito o exame com menos de 40 anos ou sinais de alerta como bico do peito com retração ou formato alterado, secreção anormal nos mamilos, pele avermelhada ou retraída, nódulo fixo e geralmente indolor. O exame pode ser feito no banho, no espelho ou deitada.

 

Parceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome