ALESC: ESPECIALISTAS DEBATEM DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO SOBRE AUTISMO

ALESC: Seminário sobre autismo em Balneário Camboriú

Dentro da programação envolvendo uma série de palestras e debates que vem percorrendo diversas cidades catarinenses, hoje, em Balneário Camboriú, no campus da Univale, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista da Assembleia Legislativa de Santa Catarina ,realizou mais uma edição do seminário “Autismo: Diagnóstico, Intervenção Precoce e Comportamento”.

A deputada Paulinha (Podemos), ressaltou que o evento vem para preencher essa lacuna de formação e “trazer conhecimento efetivo para as pessoas que participam do acolhimento e do cuidado da pessoa com transtorno do espectro autista.” Ela também destacou a importância do seminário para a construção de diretrizes unificadas de atendimento no estado.
“Não podemos ficar à mercê da vontade ou do entendimento individual do profissional. O que a Alesc está promovendo, junto com as Associações de Amigos do Autista, é a construção de um protocolo único, que permita que toda a pessoa com o transtorno do espectro autista receba o mesmo tipo de atendimento e cuidado”, disse.

Segundo Jaqueline Reginatto, fisioterapeuta e coordenadora da área da pessoa com deficiência na Secretaria do Estado de Saúde, o atendimento para pessoas com autismo é um desafio. “Nem todos os profissionais estão aptos, por isso é importante a capacitação da rede, a especialização”.

A terapeuta ocupacional da Fundação Catarinense de Educação Especial, Ana Carolina Rodrigues, que apresentou painel sobre a avaliação biopsicossocial, explica que tanto o diagnóstico quanto o tratamento para pessoas com pessoas com Transtorno do Espectro Autista deve ser multidisciplinar.
“O intuito da avaliação é que ela seja unificada e que, além do diagnóstico clínico, compreenda a interação dessa pessoa, que tem alteração nas estruturas e nas funções corporais, interagindo com fatores ambientais, principalmente as barreiras que enfrenta na sociedade.”

O evento é uma parceria da Alesc com a Escola do Legislativo, Secretaria de Estado da Saúde, Federação da Apaes de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Educação Especial. Ainda estão previstos a realização do seminário em São Miguel do Oeste, em 24/05; Rio do Sul, em 7/06; Criciúma, em 14/06 e em Joinville, em 27/06.

Parceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome