ALESC CELEBRA 60 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS HOSPITAIS DE SANTA CATARINA

Congregando 121 entidades, entre hospitais e clínicas particulares e prestadores de serviços pelo SUS, a Associação dos Hospitais de Santa Catarina, que está comemorando 60 anos, foi homenageada com sessão solene ontem à noite na Assembleia legislativa em Florianópolis. A solenidade que também conferiu honrarias para pessoas e instituições que contribuíram para o fortalecimento do setor da saúde no estado, foi proposta pelo deputado José Milton Schaeffer, do PP.

O deputado, coordenador da  Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, afirmou que a homenagem foi aprovada pelos 40 deputados pela relevância da Ahesc para a população catarinense.“Para nós e para o estado de santa Catarina esta é uma noite muito especial. É com muita honra e também com muita gratidão que estamos reunidos aqui para celebrarmos um marco muito significativo na trajetória da saúde de Santa Catarina”, disse.

O secretário de Estado adjunto da Saúde, Diogo Demarchi Silva, destacou a importância das redes privada e filantrópica para a oferta de serviços de saúde para a população, sobretudo pela abrangência no estado. “Uma entidade que representa mais de 120 hospitais, mostra o tamanho e a capilaridade de estar em todas as regiões do nosso estado. Temos que celebrar esse momento, pois ter uma associação pujante nestes 60 anos é muito bom, muito gratificante.”

ASSOCIAÇÃO MODELO

O presidente da Associação, Maurício José Souto-Maior, agradeceu a homenagem promovida pela Assembleia Legislativa, estendendo-a a todos os associados da entidade. “Este é um momento de agradecimento e de alegria a ser compartilhado. É uma satisfação muito grande e uma honra estar fazendo parte desse time já há tanto tempo e hoje poder compartilhar a relevância dessa data com cada um dos nossos associados”.

Já o presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Adelvânio Francisco Morato, que falou em nome dos homenageados da noite, agradeceu ao deputado José Milton Scheffer por colocar em destaque as pequenas unidades de saúde e a aplicação do modelo associativista junto ao setor. “Muito se fala dos grandes hospitais, mas eles não representam o Brasil. Hoje a nossa federação representa mais de 4,2 mil hospitais em todo o país, dos quais 70% são de pequeno e médio porte. Então, isso mostra a importância das associações, do associativismo junto aos hospitais.”

Presentes à solenidade, representantes da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (Fehoesc), e da Federação dos Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (Fehosc), destacaram o trabalho realizado em conjunto com a Ahesc.

“Quando nos sentamos à mesa para discutir as questões dos hospitais, filantrópicos principalmente, não é com o sentimento de embate. Nós não somos inimigos, adversários, e os nossos objetivos não são antagônicos, eles são comuns. Nós trabalhamos para que as nossas instituições tenham as melhores condições para atender a população catarinense, com qualidade e segurança”, disse Dario Clair Staczuk, vice-presidente da Fehoesc.

“A Ahesc é a entidade mãe aqui em Santa Catarina. A mais antiga, com 60 anos, enquanto a Fehosc está com 31 anos. E a gente pode dizer que nós, enquanto federação, precisamos também muito dessa entidade, que muito tem nos ajudado, auxiliado e acolhido. Então somos imensamente gratos a essa entidade e parceiros mesmo, para estarmos caminhando e construindo juntos esse projeto de saúde para todas as nossas entidades hospitalares”, declarou Neusa Luiz, presidente da Fehosc.

 

Parceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome