“A HORA É AGORA”: SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS OFERECE SERVIÇOS DE PREVENÇÃO E TESTES DE HIV-AIDS

O Projeto A Hora É Agora – Dezembro Vermelho, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, vai estar amanhã realizando ações de prevenção ao HIV-Aids no balneário de Canasvieiras. Os procedimentos começam às 9 horas e vão até 17 horas, na frente da UPA Norte.

Agentes de saúde dos Centros de Testagem e Resposta Rápida, vão oferecer testes rápidos para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de avaliação, indicação e prescrição de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). É a van da prevenção combinada.

*Prevenção Combinada*

A Prevenção Combinada é um conjunto de estratégias que utiliza diferentes formas de abordagens para dar uma resposta ao HIV e outras IST. Essas estratégias podem ser estruturais, comportamentais e biomédicas, e podem ser aplicadas de maneira que atinja múltiplos públicos nos níveis individual, social, comunitário e entre relacionamentos.

*Os números do HIV em Florianópolis*

Há uma estimativa de que 7 mil pessoas vivem com HIV em Florianópolis. Destas, de 500 a mil indivíduos têm o vírus e não sabem. Em torno de 6 mil pessoas fazem uso de medicamentos para HIV. Aproximadamente 2 mil e 900 pessoas não têm HIV, mas estão em uso de PrEP. Florianópolis está entre as 3 capitais com melhores indicadores em relação à doença avançada de HIV, ou seja, estamos conseguindo diagnosticar o HIV antes mesmo da pessoa ter o comprometimento da sua imunidade.

 

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome