
O deputado Julio Garcia (PSD), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, destacou a participação popular como um dos pontos fortes da edição do Programa Alesc Itinerante, realizado nesta semana em Mafra: “Foram quase 100 vereadores, uma dezena de prefeitos, diversas entidades. Tivemos também o acompanhamento da juventude, com a presença das câmaras mirins, com a participação de vereadores mirins de Mafra, São Bento do Sul e Itaiópolis”, disse Julio Garcia, acrescentando que “o objetivo da Alesc Itinerante é justamente aproximar a sociedade e o que tem de mais importante nessa aproximação é a participação da sociedade, como vimos aqui em Mafra.”
O presidente ressaltou ainda que a realização do Programa Alesc Itinerante nesta semana, reforçou o compromisso do Legislativo estadual com uma prestação de contas direta e participativa. Por meio de sessões ordinárias e reuniões com lideranças municipais e entidades, os parlamentares estiveram frente a frente com a população, ouvindo reivindicações e votando projetos de interesse regional.
. “Os deputados conhecem o estado como um todo. Eles conseguem se integrar e assim o Parlamento atende Santa Catarina de um modo geral.”
No encerramento da sessão ordinária desta quarta, o presidente fez vários agradecimentos pela realização de mais uma edição do Programa Alesc Itinerante. “Os subsídios colhidos aqui em Mafra certamente vão contribuir para que o nosso trabalho na Assembleia seja aperfeiçoado”, completou.
RESULTADOS: 137 MATÉRIAS APROVADAS
Entre as votações, 36 projetos de lei e 101 proposições não normativas foram aprovados em sessões realizadas no Espaço Álamos. Todas as matérias analisadas são exclusivamente vinculadas a pleitos das cidades do Planalto Norte, o que torna o Alesc Itinerante um diferencial entre os modelos de atuação legislativa no país.
As comissões permanentes também realizaram oito reuniões, com destaque para a Bancada Parlamentar Regional do Norte, que ouviu prefeitos e vice-prefeitos de oito municípios.
REPRESENTATIVIDADE ATIVA
O evento reuniu números expressivos:
• 42 entidades se pronunciaram nas sessões e reuniões;
• 12 prefeitos e 12 vice-prefeitos acompanharam os trabalhos;
• 97 vereadores estiveram presentes, além de secretários municipais, membros do Judiciário e forças de segurança.
Outro ponto alto, vale reafirmar, foi a presença da juventude, com a participação de vereadores mirins de Mafra, São Bento do Sul e Itaiópolis, demonstrando o caráter educativo e formador do programa.