
A Prefeitura de Florianópolis recebeu hoje a confirmação da destinação de R$ 20 milhões por meio de emenda parlamentar da senadora Ivete Appel da Silveira (MDB), para viabilizar a construção da nova Beira-Mar na praia dos Ingleses. A oficialização, ocorreu durante cerimônia no gabinete do Prefeito Topázio Neto, com a presença de autoridades municipais e estaduais.
A proposta da nova via, é melhorar a mobilidade urbana da região Norte da Ilha, especialmente durante a alta temporada, quando o fluxo de veículos cresce significativamente.
“Trago essa emenda pensando principalmente nos moradores, que merecem essa melhoria. É uma obra de impacto, com projeto técnico bem estruturado e visão de futuro”, destacou a senadora Ivete Silveira.
Com orçamento total estimado em R$ 28 milhões, o projeto já teve seu licenciamento ambiental protocolado no Instituto do Meio Ambiente (IMA) no último dia 9 de junho. A nova via terá cerca de 2,5 km de extensão, interligando a Rua Dante de Patta, a Dom João Becker e a Rua Onildo Lemos, que dá acesso à praia do Santinho. O projeto contempla duas faixas em sentido único, criando um sistema de binário com as vias já existentes, além de calçadas compartilhadas para pedestres e ciclistas.
“Sob todos os aspectos, essa é uma obra que deve transformar a cidade. Com ela, colocamos em prática uma solução viária que impacta positivamente na vida de mais de 100 mil moradores daquela região, que é altamente adensada”, salienta o prefeito, Topázio Neto.
AVENIDA INTERNACIONAL
Durante o evento, também foi apresentado o projeto da Avenida Internacional, que será implantada na parte norte dos Ingleses, com início das obras previsto para o mês de julho.
A nova via conectará a região central do bairro ao Costão Norte, facilitando o tráfego em uma das áreas mais movimentadas da cidade. O primeiro trecho terá 700 metros de extensão, entre a Rodovia Armando Calil Bulos e a Rua dos Lordes, e incluirá pavimentação asfáltica, ciclovias e sinalização viária.
“São projetos que consolidam o planejamento urbano da cidade e preparam Florianópolis para o futuro”, destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Rafael Hahne.
⸻