Com a realização de 30 procedimentos por dia, o setor de oftalmologia do Multihospital de Florianópolis, administrado pela prefeitura municipal, está realizando, desde sexta feira, um mutirão de cirurgias para correção da Catarata. A expectativa é de zerar, nos próximos três meses, a fila de espera atual pelo procedimento – que é de cerca de 900 pacientes.
A correção do problema, que faz com que a visão fique turva, será disponibilizada para todos os pacientes que forem atendidos na Unidade e precisarem de encaminhamento cirúrgico.
A cirurgia de Catarata é realizada por um oftalmologista cirurgião, em regime ambulatorial, o que significa que o paciente não precisa ficar internado na unidade.
“Dentro do Multihospital nós temos toda a linha de cuidado de oftalmologia. Então o paciente entra para uma consulta de oftalmologia, pode solicitar e receber óculos através da nossa Ótica Pública, e, em casos mais delicados, pode chegar até o procedimento operatório, tudo dentro da unidade. A resolução dos casos de Catarata fica dentro dessa dinâmica do cuidado”, explica o secretário de saúde de Florianópolis, Almir Gentil.
“É um procedimento que possibilita uma melhora significativa aos pacientes que já tem algum tipo de comprometimento visual, uma vez que passam a ter uma melhor qualidade de vida, enxergando melhor. É uma doença que tem solução, principalmente quando tratada corretamente e em tempo hábil”, enfatiza Almir Gentil.