
Florianópolis volta a ocupar posição de destaque no cenário nacional ao sediar a sexta edição do Summit Cidades, considerado o maior evento do segmento no Brasil. Entre os dias 23 e 25 de junho, mais de 15 mil participantes devem passar pelo CentroSul para acompanhar uma programação voltada à inovação social, mobilidade urbana, planejamento, política, legislação e desenvolvimento sustentável.
Ao longo dos três dias, o congresso promoverá debates, troca de experiências e oportunidades de conexão entre gestores públicos, especialistas, empresários e lideranças de diferentes regiões do país.
“Florianópolis é cada vez mais um terreno fértil para a discussão e construção do futuro que queremos para as nossas cidades. Somos referência em diferentes áreas que impactam diretamente no bem-estar das pessoas e na qualidade de vida, incluindo segurança e gestão sustentável. Lideramos as conquistas sobre o Lixo Zero no país, nossa matriz econômica é fortemente representada pela tecnologia – hoje responsável por 25% do PIB da Capital – além de outras políticas e avanços que sempre conseguimos pautar de forma construtiva no evento, revelando caminhos a serem trabalhados”, destaca o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
Programação reúne nomes internacionais e mais de 600 atrações
A edição de 2026 contará com mais de 600 atividades, incluindo palestras, workshops, painéis temáticos e um show nacional. A programação será distribuída em 12 palcos e três salas de workshops que funcionarão simultaneamente.
Entre os palestrantes confirmados estão o urbanista franco-colombiano Carlos Moreno, o economista belga Gunter Pauli, o especialista em sustentabilidade Paul Clements-Hunt e o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella.
Segundo a organização, o evento deve reunir cerca de quatro mil lideranças políticas e gestores públicos.
“Durante três dias, Florianópolis será o centro do debate sobre cidades inteligentes no país. Nossa expectativa é reunir cerca de quatro mil lideranças políticas entre prefeitos, vereadores, deputados, ministros, gestores públicos, secretários e técnicos municipais ao longo do evento”, afirma o superintendente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE) e CEO do Summit Cidades, Marcelino Ito.
A programação também integra o Congresso de Comunicação Política e Institucional (Compol) e o Congresso de Licitações (Licitacin). O primeiro dia contará ainda com show nacional da banda Atitude 67.
Florianópolis apresenta experiências de sucesso em palco exclusivo
Uma das novidades da edição será o palco “Feira: Ecossistema Floripa”, espaço dedicado exclusivamente à apresentação de iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Florianópolis.
O local reunirá mais de dez cases de sucesso em áreas como mobilidade, infraestrutura, cultura, inovação e saúde pública, destacando experiências que vêm sendo aplicadas na administração municipal.
Hospital Veterinário Cão Orelha será destaque na programação
Entre os projetos apresentados pela Capital catarinense, o Hospital Veterinário Cão Orelha terá espaço de destaque durante o primeiro dia do evento.
A palestra “Hospital Veterinário: Proteção e Saúde Animal” será ministrada pelo prefeito Topázio Neto às 13h30, no palco Fepese. Vinculada à Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), a estrutura já ultrapassou a marca de 12 mil procedimentos realizados, sendo 3,4 mil apenas no primeiro mês de funcionamento.
Prefeito participa de debates sobre gestão, planejamento e mobilidade
A agenda do prefeito Topázio Neto começa já na manhã do dia 23. Às 9h20, ele participa da palestra “Simplificando licitações: menos burocracia, mais resultados para a cidade”, ao lado da secretária de Licitações, Contratos e Parcerias, Katherine Schreiner, no palco Licitacin.
Na sequência, às 10h, integra o painel “Planejamento e Visão de Futuro”, ao lado de Arão Josino e Sidnei Rodrigues, no palco Fepese, além de participar da abertura oficial do evento no palco principal.
No dia 24, o prefeito retorna à programação para debater soluções tecnológicas voltadas ao transporte coletivo e à mobilidade urbana na palestra “Tecnologia para apoio à operação integrada de sistemas de transporte coletivo e mobilidade”, ao lado de Ogeny Pedro Maia Neto e Rafael Hahne.
Já no encerramento do Summit, no dia 25, o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil, apresentará a palestra “Saúde pública em Florianópolis: avanços, desafios e caminhos para o futuro”. À tarde, a secretária de Comunicação, Fernanda Kleinebing, participará do Compol com a palestra “Do serviço ao conteúdo: a experiência de Florianópolis na comunicação com foco no cidadão”.
Realização
O Summit Cidades é promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos, pelo Consórcio Interfederativo Santa Catarina e pelo Consórcio de Inovação na Gestão Pública, com correalização do Sistema Fecomércio SC. O evento tem como anfitriã a Prefeitura de Florianópolis e conta com apresentação da Itaipu Binacional.
Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento.














