PALHOÇA: REVITALIZAÇÃO DO MERCADO PÚBLICO REACENDE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE

Com diferentes espaços comerciais, como lanchonete, pastelaria, sorveteria, verdureira e peixaria, além de uma sala de exposições de artesanato e um ponto de atendimento da prefeitura, a revitalização do Mercado Público de Palhoça reacendeu o patrimônio histórico da cidade.

Inaugurada  no último sábado,  a revitalização do Mercado Público “Gedalvo José dos Passos”,  marcou mais um evento das festividades do aniversário de 127 anos da emancipação política da cidade. O espaço recebeu pintura nova, reformas na estrutura, além de espaços para novos comerciantes atuarem no local.

“Uma área ampla, bonita, um espaço para receber a família. Essa obra é um resgate de um patrimônio histórico e cultural e é mais um presente para todos os Palhocenses no momento de aniversário da cidade.” ressaltou o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Inaugurado na década de 1950, o Mercado Público é um pedaço da história de Palhoça e nasceu com a necessidade de um entreposto para abrigar as mercadorias que seriam levadas para a capital. Agora ele reabre com pintura refeita, iluminação trocada, telhado reestruturado e com atenção maior voltada à segurança.

“Uma relevância histórica e cultural no momento dessa inauguração. Estamos num lugar onde muita coisa boa aconteceu para a cidade, muita gente importante fez história no município aqui e relembrar essa história é muito importante para quem mora em Palhoça”, observou o secretário de Turismo de Palhoça, José Virgílio Júnior.

O Mercado Público Gedalvo José dos Passos recebeu o nome do fotógrafo mais famoso a trabalhar no local. Gedalvo era responsável por capturar os retratos a serem transformados em fotos três por quatro e contribuiu com o acervo de fotografias que remontam o imaginário social de como as pessoas viviam em Palhoça no início dos anos 1950, logo após a fundação do antigo Mercado ­Público.

“Onde quer que esteja, meu pai está muito feliz com a homenagem feita a ele e a todos os trabalhadores que já passaram por este mercado. Ele fez história aqui e vamos sempre nos orgulhar” afirmou, emocionada, a filha de Gedalvo, Salete dos Passos, durante a cerimônia de reabertura do Mercado Público.

O Mercado Público de Palhoça fica próximo à praça do Centro Histórico de Palhoça e vai abrir de segunda a sexta-feira das 7h da manhã até as 19h e aos sábados das 8h até o meio dia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome