PALHOÇA CRIA SALA DE SITUAÇÃO PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO E ENFRENTAMENTO ÁS CHUVAS

Em virtude do alto volume de chuva que castiga o município nos últimos dias, a Prefeitura de Palhoça criou uma sala de situação reunindo as instituições com serviços essenciais para o atendimento de ocorrências geradas por fenômenos climáticos, como a Defesa Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e as secretarias de Serviços Públicos, Habitação e Assistência Social.

“Nós estamos de prontidão para auxiliar no que for preciso e pedimos à população que tenha muito cuidado, evitando circular mais do que o necessário pelas ruas, porque a previsão é de muita chuva novamente nesta quarta-feira (30), e ainda teremos pico de maré alta, então, a situação é bem preocupante”, alertou o prefeito Eduardo Freccia.

Nas últimas 72 horas, foram registrados 224 milímetros de chuva em Palhoça, e a previsão é a de que nesta quarta-feira (30) a Grande Florianópolis receba um volume superior a 300mm. “A Defesa Civil do município vem trabalhando desde o início das chuvas, monitorando as áreas de maior risco de alagamentos e deslizamentos. O volume de chuva está muito acima do esperado para esta época do ano”, alerta o coordenador municipal da Defesa Civil, Julio Marcelino.

A previsão é de chuva intensa entre as 10h e as 17h, com previsão de maré alta para o final da tarde. Portanto, por segurança, a orientação da Defesa Civil é para que a população evite ao máximo a permanência no trânsito dentro desse horário.

POPULAÇÃO EM SEGURANÇA

Outra preocupação é com a segurança de pessoas que moram em encostas, pois há risco de deslizamento. A Secretaria de Assistência Social está disponibilizando abrigo para as famílias que necessitarem de um lugar para ficar até que suas residências estejam em segurança. “O solo está encharcado, em função do alto volume de água, e nós temos visto ocorrências de deslizamento em outros municípios. Então, orientamos os moradores que morem em encostas a procurar um local seguro, para evitar o pior”, orienta Marcelino.

O trabalho tem sido contínuo. A Secretaria de Serviços Públicos vem trabalhando e segue de prontidão para desobstruir vias interrompidas; a Guarda Municipal está atenta para a necessidade de fechamento de ruas que possam registrar alagamento.

Até agora, foram registradas ocorrências de alagamento em alguns bairros de Palhoça, como Pachecos, Caminho Novo e Praia de Fora, que recebeu o maior volume de chuva dentro do município nas últimas 72 horas. No Pontal, um cavalo chegou a ser arrastado pela enxurrada.

No Alto Aririú, a Defesa Civil trabalhou em conjunto com as equipes da Arteris Litoral Sul para conter um alagamento nas imediações das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

No Bela Vista, ocorreu um deslizamento em uma área de risco já mapeada e monitorada pela Defesa Civil. Os proprietários das casas foram notificados e orientados de que precisariam sair para um local seguro.

A situação só não é mais grave porque a Prefeitura tem se antecipado às ocorrências de chuva forte e feito um trabalho de prevenção de enchentes. Durante a semana passada, por exemplo, as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos estiveram no Rio Passa Vinte, realizando um trabalho de manutenção, desobstrução e desassoreamento. Um trabalho que vem sendo realizado periodicamente, justamente para tentar mitigar os transtornos provocados em períodos de chuva intensa.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome