NAVIOS DE GRANDE PORTE VÃO PODER ATRACAR EM PORTO INDUSTRIAL DE SANTA CATARINA

Com investimentos, a partir deste ano até 2025, de R$ 1 bilhão, o porto de Navegantes vai poder, com a ampliação do cais, atracar navios de grande porte. O porto registra o segundo maior movimentador de contêineres do Brasil e líder da região Sul. O objetivo é preparar o Terminal para recebimento de navios de 400 metros de comprimento. Atualmente, podem ser recebidos navios com até 350 metros de comprimento, e 48 de boca (largura).

A viabilidade da obra foi confirmada hoje pelo governador Jorginho Mello que entregou à empresa Portonave, administradora do porto a licença ambiental aprovada pelo IMA, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.
O governador destacou a importância do Porto para a economia de Santa Catarina. “Esse é um novo momento para que a gente possa ajudar o setor portuário. O Estado tem que ser um facilitador e com isso a empresa gera mais emprego, mais arrecadação e, claro, cumprindo as exigências ambientais”, destacou Jorginho Mello.

O empreendimento chegou a ter a Licença Ambiental de Instalação (LAI) liberada para as obras do cais em julho de 2021, porém houve uma nova solicitação em julho de 2022 por conta da mudança do projeto e alterações de metodologia de execução do plano. A nova licença permite a continuidade das obras de acordo com a alteração.

A presidente do Instituto do Meio Ambiente, Sheila Meirelles, ressaltou que todas as etapas foram cumpridas pela empresa que administra o terminal portuário. “A licença certifica o cumprimento das exigências ambientais para que a Portonave possa dar prosseguimento ao projeto de execução das obras do cais, fundamental para modernizar os berços de atracação do terminal portuário, além de representar mais um passo do nosso estado rumo ao desenvolvimento social, econômico e sustentável”, destacou a presidente do IMA.
Segundo o diretor superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, o licenciamento concedido pelo IMA vai garantir a continuidade da obra, que é tão importante para a cidade de Navegantes e para a economia de Santa Catarina.

Com preparo de início no segundo semestre de 2023, os trabalhos serão realizados em duas fases, sendo no lado leste e oeste do cais, respectivamente. A previsão é gerar 500 novas vagas de empregos pelos próximos três anos. O projeto tem duração de 38 meses e meio, com um período inicial de nove meses e meio para mobilização, projeto e obras preliminares. Outros 27 meses de obras de construção no cais e dois meses finais para a entrega e encerramento do projeto. Ao longo do período, as operações serão mantidas com adequações de atracação nos berços, de forma a atender todas as embarcações.

Também participaram da cerimônia a vice-governadora Marilisa Boehm, o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Euclides Grando, o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, além de autoridades locais.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome