BALNEABILIDADE: AUMENTA QUALIDADE DAS AGUAS DAS PRAIAS DE FLORIANÓPOLIS

A nova dinâmica técnica do Programa Pacto pelo Saneamento, coordenado pela Prefeitura Municipal junto ao IMA, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, já está demonstrando melhora significativa na questão da balneabilidade das praias de Florianópolis.

O mais novo relatório de balneabilidade do IMA aponta que de 87 pontos analisados, 64 foram considerados próprios para banho, ou seja, 73% de positividade. Na região do Norte da Ilha, a melhora foi ainda mais significativa: todos os pontos das Praias de Canasvieiras, Jurerê, Santo Antônio, Cacupé e Cachoeira do Bom Jesus foram considerados próprios para banho. Há também outras análises que atestam qualidade das águas da praia de Ingleses.

Conforme o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a melhora já era esperada.“Nós já vínhamos falando há semanas que a chuva de dezembro e início do ano influenciaram muito nos resultados coletados. Desde então, há 4 semanas já vínhamos recebendo resultados balneáveis mas que dependiam de 4 análises seguidas. Se a periodicidade das análises já tivesse aumentado, já estaríamos com as praias próprias em semanas anteriores”, explicou Topázio.

Na Praia dos Ingleses, uma das principais de Florianópolis, houve mais um ponto, dos 7 coletados, que ficou próprio. Outros 4 pontos que ainda permanecem impróprios na praia podem voltar a ficarem balneáveis depois de mais uma medição positiva. Nas próximas semanas, o IMA deve aumentar a frequência das medições para que a Prefeitura possa aumentar o monitoramento nas praias através do programa PACTO pelo SANEAMENTO.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome