GOVERNADOR JORGINHO MELLO ANUNCIA OBRAS DE DRAGAGEM DO RIO ITAJAÍ AÇU EM SANTA CATARINA

No dia 11 de maio, em Rio do Sul, o governador Jorginho Mello vai assinar o contrato de obras para a dragagem do Rio Itajaí Açu, projeto que vai atacar os impactos, até recorrentes, de chuvas e enchentes nas cidades da região do Alto Vale do Itajaí.

A dragagem vai aumentar a capacidade de escoamento do rio, reduzindo assim o risco de transbordamentos e inundações. Essa iniciativa não apenas protege as comunidades ribeirinhas, mas também fortalece a infraestrutura local contra eventos climáticos extremos.

“Essa é uma obra discutida e aguardada há décadas pelas famílias do Vale do Itajaí. Será um trabalho importante de dragagem do rio e que vai trazer mais tranquilidade, principalmente, para as famílias dos municípios castigados sempre que temos altos volumes de chuva. Chega de perdermos vidas e patrimônio. Isso é a proteção dos catarinenses levada a sério”, destaca o governador.

Outra conquista do Governo do Estado no processo de contratação do serviço foi a diminuição do custo. De uma proposta inicial avaliada em R$ 36 milhões, o Estado conseguiu ajustar o contrato para R$ 16 milhões – valor, inclusive, abaixo do que se tinha como referência para a realização da obra.

“Finalizamos o processo de contratação emergencial para o início dessa grande obra de dragagem do Rio Itajaí-Açu e seus afluentes. Estamos falando de uma obra que há décadas é aguardada pela população de Rio do Sul e demais municípios do Vale do Itajaí. Teremos obras de dragagem, desassoreamento e melhoramento fluvial. Essa é a primeira grande obra emergencial como uma resposta às enchentes que tivemos no ano passado em Santa Catarina”, reforça o secretário Fabiano de Souza.

Parceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome