A implantação da rede de esgoto em Chapecó e a obra de captação de água no Rio Chapecozinho, vão estar na pauta de discussões entre os parlamentares que integram a bancada do Oeste com o presidente da Casan, Edson Miritz, amanhã, no plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Na audiência, presidida pela deputada Luciane Carminatti (PT), coordenadora da bancada parlamentar, será discutido o novo contrato de concessão da Casan com o município de Chapecó.
“Esperamos que o presidente mostre como estão as obras em andamento e apresente um cronograma dos trabalhos. Sabemos o quanto os investimentos em tratamento de água e esgoto são importantes”, destaca Carminatti.
Um motivo de preocupação é a expectativa de La Niña a partir de julho no Brasil. Com esse fenômeno, chove mais no Norte e Nordeste do país, com seca na região Sul. Entre 2020 a 2022, Santa Catarina sofreu com chuvas abaixo da média por causa do La Niña, com graves problemas de abastecimento de água no Oeste.
“Precisamos estar preparados para garantir o atendimento não apenas em Chapecó, mas também na região, nos municípios atendidos pela Casan”, defende a deputada.
A Bancada do Oeste foi criada em 2019 com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta para as demandas da região. Hoje é a maior bancada regional da Alesc, composta por nove deputados de diferentes partidos.
Fazem parte os parlamentares Altair Silva (PP), Fabiano da Luz (PT), Jair Miotto (União), Marcos Vieira (PSDB), Massocco (PL), Mauro de Nadal (MDB), Neodi Saretta (PT) e Padre Pedro (PT), além de Luciane Carminatti (PT), que assumiu a coordenação da bancada em fevereiro deste.