
O governador Jorginho Mello empossou nesta sexta-feira na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, o advogado e professor universitário Cleiton Fossá como novo secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina (Semae). Ele passa a comandar a pasta responsável por articular políticas ambientais alinhadas ao desenvolvimento sustentável no estado.
Preservação ambiental aliada ao desenvolvimento
Durante a solenidade, o governador destacou que “nós temos um governo que não é inimigo do agro. Muito pelo contrário. Preservar a natureza é uma obrigação de todos nós, é deixar o estado igual ou melhor para os nossos filhos e netos. Santa Catarina já preserva praticamente 40% do seu território, e isso precisa ser reconhecido”,afirmou.
O governador ressaltou ainda que o modelo catarinense é baseado em pequenas propriedades e em produtores que vivem da terra, defendendo que desenvolvimento econômico e sustentabilidade devem caminhar juntos.
Desafios e prioridades da nova gestão
À frente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Cleiton Fossá recebe o desafio de conduzir políticas públicas voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável em Santa Catarina como o Plano Estadual de Transição Energética Justa, Pet Levado a Sério e o Programa Mais Verde, que terá grande abrangência no Oeste. Ao assumir a Semae, Fossá destacou a importância da representatividade regional no governo estadual.
Perfil do novo secretário
Natural de Chapecó, Cleiton Fossá é advogado, especialista em Direito Constitucional, empresário e gestor público. Defensor da boa política, da transparência, da infraestrutura moderna e do desenvolvimento sustentável, o novo secretário afirmou que pretende conduzir a pasta com ética e compromisso com resultados concretos.
“Desempenharei esta responsabilidade com ética, integridade e a seriedade que o serviço público exige, sempre com foco na entrega de projetos relevantes para o meio ambiente no estado”, completou.
Transição na Secretaria
Cleiton Fossá assume o lugar de Emerson Stein, que retorna à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), ocupando a vaga do deputado Jerry Comper, atual secretário de Estado da Infraestrutura.














