Na quarta-feira, será celebrado em todo o mundo o Dia Mundial da Segurança do Paciente, uma das principais datas globais de saúde pública da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em Florianópolis, a Vigilância Sanitária Municipal promove um webinário aberto ao público, das 10h às 12h. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3HXuGkI.
Palestras confirmadas
O evento contará com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente, além de duas palestras principais:
“Cuidados Seguros para o Recém-Nascido” – ministrada pela enfermeira Laura Castillo, do Programa Capital Criança.
“Segurança da Criança, Prevenção da Violência Infantil e Notificações” – conduzida pela médica pediatra Vanessa Borges Platt, doutora em Saúde Coletiva.
Núcleo de Segurança do Paciente em Florianópolis
Desde junho, a Capital conta com um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), vinculado à Vigilância Sanitária Municipal. A iniciativa tem como missão prevenir riscos e qualificar a assistência em áreas como:
administração correta de medicamentos,
higiene e protocolos de prevenção,
capacitação contínua de profissionais de saúde.
“Nosso compromisso é atuar de forma a reduzir danos evitáveis e oferecer capacitações, criação de sistemas de notificação e incentivo a adoção de protocolos prioritários da ANVISA, promovendo a cultura da segurança do paciente em toda a rede municipal de saúde”, destaca Perla Bleyer, coordenadora do NSP VISA.
Tema global em 2025
A OMS definiu como tema de 2025 o “Cuidado seguro para todo recém-nascido e toda criança”. A escolha reforça a necessidade de fortalecer práticas de proteção pediátrica e neonatal para reduzir mortes evitáveis de menores de 5 anos — meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.