“URGÊNCIA PELA VIDA”: GOVERNADOR JORGINHO MELLO INAUGURA NOVA BASE DO SAMU NA REGIÃO SERRANA

Como uma das duas  Unidades de Suporte Avançado em Saúde na Região Serrana, as novas instalações da base do  SAMU de São Joaquim foram, inauguradas ontem pelo governador Jorginho Mello.Um investimento de R$ 200 mil garantiu a aquisição de mobiliário, equipamentos, reparação na infraestrutura do imóvel e aportes com equipe médica. A obra contemplou as melhorias necessárias para adequação às exigências do Ministério da Saúde. A segunda unidade do SAMU na serra está na cidade de Lages.

Acompanhado da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, o governador lembrou a importância dos serviços de atendimento de urgência:“quando as pessoas estão em apuro é para o SAMU que elas ligam. A equipe precisa chegar o mais rápido possível e para isso necessita de uma estrutura adequada. Estou aqui na inauguração, em São Joaquim, e aproveito para cumprimentar os profissionais do SAMU pelo trabalho de excelência.”, disse o governador.

A base existe desde 2008 e, até então, não havia passado por adequações e nem reformas desse porte. Para a diretora do SAMU/FAHECE no Estado, Carla Birolo, o investimento vai garantir mais motivação à equipe. “Os investimentos irão melhorar a qualidade das condições de trabalho, com novos leitos e acomodações para os profissionais. Pensamos muito nas condições do colaborador. A gente sabe que uma equipe com todo o suporte necessário, certamente, vai oferecer um serviço mais qualificado.”, destacou a diretora.

A equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA), em São Joaquim, conta com seis enfermeiros, seis socorristas e dez médicos, além de quatro profissionais de higienização. Segundo o governador Jorginho Mello é muito importante que essa nova unidade esteja pronta, bem arrumada, bem construída, mas o principal é que os profissionais estejam preparados e motivados para socorrer.

A secretária da Saúde, Carmen Zanotto, ressaltou a importância da unidade na cidade. “Essa revitalização irá melhorar a logística de atendimento na região. Participei da implantação das unidades do SAMU descentralizadas em Santa Catarina e sei da importância de ter um atendimento mais próximo das pessoas. Quanto mais ágil forem realizados os procedimentos, maiores são as chances de cura e recuperação dos pacientes”, disse a secretária.

ESTRUTURA NA SERRA

Na região da Serra, o SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, dispõe de duas Unidades de Suporte Avançado, uma em São Joaquim e outra em Lages. Outro indicador importante, destacado durante o evento, é o tempo de resposta. Nesse um ano de gestão da   FAHECE, Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON, a entidade vem trabalhando muito na agilidade do atendimento. Quanto mais rápido a equipe chegar até o paciente, a probabilidade de sequelas é menor. E de acordo com a diretora do SAMU/FAHECE, houve uma redução de 60%, em 2022, no tempo de resposta.

A FAHECE faz a gestão nas oito macrorregiões de Santa Catarina. Há 27 bases espalhadas pelo Estado. A FAHECE assumiu a gestão do SAMU junto ao Governo do Estado em dezembro de 2021. Desde então, a organização social já realizou mais de R$ 5,5 milhões em investimentos, além de atualização de tecnologia e melhorias de equipamentos. Em 2022, houve a inauguração de novas bases em Videira, Chapecó, Florianópolis e Brusque, além de uma nova base para o veraneio em Balneário Camboriú. Neste ano, já foi entregue uma nova USA para o SAMU de Joinville.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome