Para expandir e propagar conhecimentos sobre qualidade de vida às famílias e pessoas que convivem e sofrem com doenças de alteração genética, a Assembleia Legislativa promove amanhã a 8ª edição do Seminário Estadual sobre Síndrome de Down. O deputado José Milton Scheffer (PP), proponente da realização do seminário, a proposta é possibilitar uma troca de conhecimentos entre profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social e a população. “Nosso objetivo é propagar o conhecimento e com isso garantir uma qualidade de vida melhor às famílias e as pessoas com Síndrome de Down. E isso abrange alimentação adequada, estímulos necessários para o desenvolvimento das pessoas a fim que sejam protagonistas de suas vidas com autonomia e independência.”
Entre os palestrantes convidados está a cardiologista Arlete G. Silveira, que irá falar sobre as principais comorbidades da SD; a pedagoga especialista em neuropsicopedagogia Fernanda dos Santos, com o tema “Processos de Aprendizagem na SD”; o doutor em Administração Osvaldo Barbosa, para tratar sobre “Emprego Apoiado”; e Guilherme Colin, para falar da SD do recém-nascido e do envelhecimento.
O seminário, que marca a passagem do Dia Mundial da Síndrome de Down, contará ainda com a participação do casal Marcelo Bedushi Nahas e Raquel Gonçalves de Azevedo, roteiristas e atores do filme “Meu Olhar Diferente sobre as Coisas”; e da secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten.
O encontro, no Palácio Barriga Verde, abre às 9 horas, vai até 16,30 horas no auditório Antonieta de Barros, conta com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Federação e as Associações de Síndrome de Down. As inscrições para o seminário já estão encerradas, mas os interessados podem acompanhar o evento pelo canal Youtube da Assembleia Legislativa.