PENTECOSTES: SÃO JOSÉ CONSAGRA OS ENCONTROS RELIGIOSOS DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

São José: O prefeito Orvino Coelho de Ávila esteve presente no café beneficente da festa do Divino Espírito Santo.

Uma tradição católica desde 1851, São José, completa entre os dias 20 e 22 deste mês, a edição da 171a. Festa do Divino Espírito Santo programada para o centro histórico da cidade. O grande marco da festa é o cortejo da família imperial que percorre durante o evento as ruas aos arredores da Igreja Matriz.

Dois eventos nesta semana, vêm marcando os preparativos desse grande congraçamento religioso: ontem, no Hard Rock Live, no sertão do Maruim, os festeiros  Francisco Antônio Schurhaus e Luzia Martins Schurhaus, durante café beneficente, apresentaram os trajes especiais que vão vestir os membros da família imperial nos dias da festa. Os recursos da promoção serão doados para manutenção dos serviços comunitários da Igreja Matriz. E, amanhã, às 19,30 horas, vai ser rezada a  última novena do divino na casa dos festeiros.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila que vem participando os eventos preparatórios, destaca o sentido das comemorações:“realmente, é uma festa feita a muitas mãos, e cada um fazendo um pouquinho, fica ainda mais especial. Parabenizo o casal festeiro, o Moacir e todos aqueles que estão à frente da organização, resgatando toda a cultura e religiosidade que os açorianos  nos deixaram de legado. Desejo que a gente faça a melhor festa de todas já feitas, até ano que vem”, salientou.

PROGRAMAÇÃO

Historicamente, a programação acontece seis semanas depois do Domingo de Páscoa e sete dias antes do Domingo de Pentecostes, quando a cidade entra no clima para os cortejos da Festa do Divino Espírito Santo. Algumas etapas já estão em andamento, como o envio das bandeiras do divino, que desde 16 de abril percorrem diversos locais convidando as pessoas para as celebrações. Já no dia 17 iniciaram as Novenas do Espírito Santo e a Quermesse, que vão até o dia 16 de maio.

No dia 14, às 7h, será transmitida a Missa do Divino na Band TV. Já no dia 19 de maio as bandeiras devem retornar para a Igreja Matriz e a partir das 20h30, os fiéis e a comunidade poderão desfrutar da tradicional Divina Sopa, que acontece na paróquia.

A 171ª Festa do Divino começa, de fato, no dia 20 de maio, com a missa de abertura e o cortejo da família imperial. No dia 21, as celebrações seguem com o cortejo, missas e o tradicional almoço. Já no dia 22, a programação é bem parecida, com a diferença da realização de um café colonial e uma missa especial, presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Jonck, e a escolha do casal festeiro para 2024

FESTA HISTÓRICA

A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída no ano de 1296, na cidade de Alenquer, Portugal. A festa é fruto de uma promessa da Rainha Isabel de Aragão; esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal; para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino independente de Aragão que estavam em guerra. As promessas da Rainha Santa e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar.

O intuito dos festejos e comemorações é a promoção da paz, a vivência da caridade fraterna e a honra e devoção ao Divino Espírito Santo. Desde 1851, a Festa do Divino Espírito Santo é celebrada na Paróquia de São José, preservando e cultivando este forte traço da religiosidade, sendo base da identidade histórico cultural trazida pelos açorianos. Por sua importância, a festa é registrada como Patrimônio Imaterial, e está registrada no livro de celebrações como parte integrante dos bens culturais josefenses

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome