JOVENS DE BAIXA RENDA: PALHOÇA LIDERA APROVAÇÃO EM CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Superando potencialidades de qualificação profissional de cidades como Florianópolis, São José, Joinville, Blumenau e Lages, Palhoça é o município com o maior contingente de jovens aprovados no Estado em cursos de capacitação coordenados pelo Instituto Proa, entidade que forma e estabelece oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para ingresso no mercado de trabalho de jovens de baixa renda. A capacitação na cidade é coordenada pelas diretrizes do programa “Qualifica Palhoça”.

Atualmente, há mais de 20 cursos com vagas disponíveis no Qualifica Palhoça. Inclusive a capacitação oferecida em parceria com o Instituto Proa, que tem inscrições abertas até o dia 8 de maio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da ONG: proa.org.br/plataforma-proa.

Palhoça responde por 112 das 793 inscrições registradas até o momento em SC; 55 candidatos já foram aprovados e vão iniciar as aulas no dia 15 de maio. “Outro dado importante é que 60% dos candidatos que concluíram o curso já estão empregados. Isso mostra a seriedade do trabalho realizado pelo Instituto Proa e reforça o nosso compromisso de fomentar a geração de emprego e renda para os palhocenses”, define o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

AS AULAS DE CAPACITAÇÃO

Realizado de forma online e totalmente gratuito, o curso acontece diretamente na Plataforma Proa. A capacitação é destinada a pessoas de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º Ano do Ensino Médio em escola pública, residentes em Palhoça (ou em qualquer outra cidade do estado).

Caso o jovem já tenha assinado a carteira de trabalho e esteja em busca de recolocação profissional, também poderá participar do processo seletivo.

O processo de seleção para iniciar o curso inclui três momentos: primeiro, o jovem faz o cadastro; depois, responde a um teste básico de Língua Portuguesa, Matemática e Análise de Perfil; se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais a fim de realizar a matrícula do curso.

A capacitação tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30 por dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário em que o aluno achar mais conveniente; além de um encontro semanal ao vivo com tutores em horários específicos, às quartas-feiras.

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do Proa. Como mencionado pelo prefeito Eduardo, 60% dos candidatos de Palhoça que concluíram o curso nas edições anteriores já conseguiram colocação do mercado de trabalho.

Após concluírem a formação essencial do curso, os jovens podem optar por cursar as trilhas técnicas disponíveis e potencializar ainda mais seu currículo profissional. São sete carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via – Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).

INSTITUTO PROA

Fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a um futuro melhor, o Proa já impactou mais de 36 mil jovens e atua nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do S…

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome