FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO CELEBRA CARIDADE E DEVOÇÃO EM SÃO JOSÉ

Pregando a caridade fraterna, a paz e devoção, a comunidade católica de São José encerrou hoje os festejos do Divino Espírito Santo. Pela manhã, na Igreja Matriz, com a presença de Dom Wilson Jonck, arcebispo metropolitano de Florianópolis foi celebrada missa solene, seguido de confraternização comunitária com café colonial e a escolha do casal festeiro para as celebrações de 2025.

As festividades, prestigiadas pela presença do prefeito Orvino Coelho de Ávila e da primeira dama Sandra Mikuski, começaram na sexta feira à noite com a Novenas do Espírito Santo. No sábado, foi celebrada, com missa especial na Igreja Matriz e o cortejo da família imperial pelas ruas do Centro Histórico, a abertura oficial da Festa do Divino.

Ontem, as comemorações religiosas foram marcadas com o cortejo da família imperial, missa solene, atividades culturais e almoço festivo pelo Dia das Mães.

Considerada patrimônio imaterial do Município, a festa, todos os anos, é celebrada com orações, encontro das bandeiras do Divino, cortejo da Família Imperial, coroação do Imperador, gastronomia e diversas atividades culturais e artísticas.

A Festa do Divino é uma celebração que iniciou em Portugal no ano de 1296, quando a Rainha Isabel fez uma promessa para que a paz pudesse reinar entre os países que estavam em guerra. Na época, para agradecer a graça alcançada, a rainha coroou pessoas simples e ofereceu um banquete aos pobres, por isso há a tradição de montar uma corte de meninos e meninas vestidos de realeza.

Parceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome