EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FLORIANÓPOLIS PROMOVE SEMANA DO LIXO ZERO 2023

Foto "Acontecendo Aqui"

Instituída como “Semana Lixo Zero”, para  proporcionar junto à população métodos de atenção e  de discussão sobre a questão de resíduos sólidos entre o poder público, instituições e  empresas, a prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, abriu hoje uma programação educativa.

Neste ano, as ações da Capital são direcionadas principalmente aos professores da rede municipal de ensino, que atuam na formação cidadã. “Nos últimos meses avançamos as discussões sobre o tratamento de resíduos nas escolas por meio do Programa Escola Lixo Zero, que busca, entre coisas, garantir que toda a comunidade escolar esteja envolvida na construção de uma nova postura sobre o lixo. As atividades da semana vêm como um trabalho adicional nessa direção, porque é através da educação que fomentamos o olhar crítico das crianças, adolescentes, que depois levam o exemplo para casa”, explica a gerente de planejamento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Daiana Bastezini.

Além da capacitação aos educadores, a programação conta ainda com oficinas do Programa Minhoca na Cabeça, direcionadas para toda a comunidade, e a instalação de um novo Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos na sede da Secretaria. “Se Florianópolis hoje ocupa posição de destaque no país pela destinação de resíduos, como capital que mais recicla, é porque, lá atrás, todos os atores foram sensibilizados da forma correta sobre a necessidade de tratar o tema com a seriedade que exige. Para que sejamos Lixo Zero até 2030, não há outro caminho senão seguir estimulando boas práticas em todos os âmbitos, atraindo cada vez mais multiplicadores”, enfatiza o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Hoje, foi implantação o Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos na sede da Secretaria, com a inserção do espaço de gerenciamento de resíduos internos, possibilitando que os funcionários da secretaria gerenciem corretamente os resíduos em suas residências e entreguem os orgânicos nos Pontos de Entrega Voluntária, os PEVs. Os resíduos serão coletados pela equipe da secretaria e tratados no pátio de compostagem.

Para participar das capacitações, professores interessados devem se inscrever previamente pelo link bit.ly/EducadoresNoCVR

Amanhã, às 9h e 14horas será oferecida capacitação  de professores das unidades escolas públicas do município em gerenciamento de resíduos. A ação envolverá a visita ao Circuito e Museu do Lixo, para conhecer sobre o gerenciamento dos resíduos, formas de tratamento e destinos, assim como, as ferramentas pedagógicas utilizadas para sensibilização e educação ambiental.

Às 10h30min e 15h30min, capacitação de professores das unidades escolas públicas do município em sistema de tratamento de resíduos orgânicos em sistemas fechados – (Será realizada após a visita ao Circuito e Museu do Lixo)

Sexta Feira, às 14 horas:- Oficinas do Programa Minhoca na Cabeça com entrega de kits de vermicompostagem para a população de Florianópolis. Serão 25 vagas e as inscrições poderão ser realizadas pelo link bit.ly/minhocanacabeca

Sábado – 10 horas – Oficinas do Programa Minhoca na Cabeça com entrega de kits de vermicompostagem para a população de Florianópolis. Serão 25 vagas e as inscrições poderão ser realizadas pelo link bit.ly/minhocanacabeca

Domingo – 14 horas – Oficinas do Programa Minhoca na Cabeça com entrega de kits de vermicompostagem para a população de Florianópolis. Serão 25 vagas e as inscrições poderão ser realizadas pelo link bit.ly/minhocanacabecacom.

Parceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome