DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: “FLORIANÓPOLIS, CAMPEÃ EM ÁREAS VERDES

O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, no Jardim Botânico do Bairro Itacorobi, participou do plantio de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, hoje em Florianópolis, o prefeito Topazio Neto, passou o dia no Jardim Botânico, bairro do Itacorubi, ao lado de  representantes de entidades ecológicas, plantou mudas de  árvores e anunciou diversas ações do município para garantir, ainda mais, a preservação da natureza.

Sobre um dos projetos, o  prefeito lembrou que a capital que mais recicla e campeã em área verde protegida, implanta modelo inovador de zeladoria ambiental urbana, o AMA Floripa. O serviço, “com monitoramento remoto e colaboração remunerada do cidadão,  faz história, com  o maior programa de sustentabilidade do Brasil”.

Por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a prefeitura  contratou a Smart Citizen que opera a plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente. A tecnologia permitirá à cidade executar, monitorar e gerir o trabalho de até 600 zeladores ambientais para atingir as metas da Agenda 2030 de defesa ambiental, orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados pela Organização das Nações Unidas.

O serviço do zelador ambiental será concentrado em áreas de interesse social sem concorrer com os serviços de limpeza pública e coleta de resíduos. A zeladoria AMA Floripa já está operando a partir das comunidades do Maciço do Morro da Cruz, com a contratação de 120 zeladores AMA na primeira etapa, informa o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

O AMA FLORIPA

Daiane Cristina Piccoli é uma das zeladoras AMA Floripa. Ela explica que se trata de fazer aquilo que já fazia na comunidade da Serrinha, mas “com ligação fortalecida com a prefeitura”. A conexão, estima, vai facilitar as solicitações e melhorar as condições de prestação do serviço em áreas de difícil acesso. “Tem locais onde é difícil de roçar, de varrer, difícil de ver que precisa capinar. Ter essa ligação com a prefeitura para fazer as solicitações é muito bom.” As pessoas, reconhece a zeladora, podem ter resistência no início, mas quando veem que os espaços estão ficando limpos, bonitos e bem cuidados, passam a apoiar o trabalho. “Tudo é questão de tempo, de trabalho, de paciência e de querer que o mundo seja melhor. Todo dia querer que o mundo seja melhor”, ensina Daiane.

O serviço, além de inovador, é disruptivo, aponta Marcelo Crivano, idealizador da plataforma AMA e diretor executivo da Smart Citizen. Ele observa que há 146 anos, desde o primeiro contrato de Aleixo Gary com a Prefeitura do Rio, a limpeza pública no Brasil é feita da mesma forma. Trabalhadores deixam as áreas periféricas da cidade, onde moram, para limpar as áreas de fluxo comercial e melhor infraestrutura.

Com a plataforma AMA, essa lógica tradicional é rompida, porque o morador de áreas de interesse social passa a cuidar do próprio território. O líder local, que já cuidava da vizinhança, tem a oportunidade da colaboração remunerada. Com isso, a cidade evita custos e impactos e têm melhores resultados em áreas que tradicionalmente não seriam alcançadas pelo poder público.

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

“Hoje me dou o direito de ser feliz como prefeito, porque com a zeladoria Ama Floripa estamos juntando três coisas muito caras para Florianópolis: tecnologia, sustentabilidade e geração de oportunidade de emprego e renda. Vamos levar o cuidado urbano e a educação ambiental para lugares que nunca imaginaram poderiam ter.
Vamos começar pelo Macico do Morro da Cruz, mas a zeladoria ambiental Ama Floripa vai para a Tapera, para o Rio Vermelho, Barra da Lagoa, para todas as regiões. Sabemos o belíssimo trabalho que a Comcap faz, mas que não consegue chegar a todos lugares que a população deseja.
Imaginem comigo, daqui um, dois ou três anos, 600 zeladores ambientais espalhados pelas diversas comunidades cada um cuidando de três quilômetros de vias, limpando, arrumando, educando, avisando sobre o que precisa ser feito para que a Prefeitura consiga fazer a melhoria contínua da cidade.
“Floripa já é a capital que mais recicla, é campeã em área verde protegida e está pronta para virar a chave, tornando-se cidade carbono zero, possivelmente a mais sustentável do Brasil, comemorou o prefeito Topazio Neto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome