DIA INTERNACIONAL DA MULHER: REPRESENTAÇÃO FEMININA OCUPA POSIÇÕES DE LIDERANÇA NO GOVERNO DE SC

A vice-governadora Marilisa Boehm, comanda a representação feminina no governo de Santa Catarina

As comemorações do Dia Internacional da Mulher retratam que, na estrutura de governo em Santa Catarina, a representação feminina ocupa posições de liderança. Definida pelo governador Jorginho Mello como “uma das marcas da nova gestão da administração pública catarinense catarinense, onde mulheres, como líderes e em posições chave do primeiro escalão”, ele aponta a vice governadora, Marilisa Boehm, quatro secretárias de Estado e quatro adjuntas, a perita-geral da Polícia Científica, as presidentes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), entre outras.

Na estrutura geral do  governo, mais da metade dos servidores ativos são mulheres. São mais de 35 mil mulheres atuando na saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, meio ambiente e em outros espaços da gestão pública catarinense.

Entre as secretarias de Governo, as que possuem o maior número de servidoras ativas são a da Educação e a da Saúde, com cerca de 76% e 72%, respectivamente. A Fundação Catarinense de Educação Especial também é um exemplo do grande número de mulheres no Estado: 92% da força de trabalho é feminina, apontam os dados da Diretoria de Gestão de Pessoas, da Secretaria da Administração.

“EQUIPE DE PRIMEIRA”

Jorginho Mello lembra ainda que “o time que  escalamos  é um dos melhores do Brasil, e não tenho dúvida de que parte disso se deve à capacidade feminina de liderança e as mulheres que estão nessas posições de decisão, estão porque são competentes, não por uma questão de gênero”, completa. Além da presença no secretariado, as líderes femininas estão posicionadas também em outras áreas estratégicas e diretorias do governo.

LIDERANÇAS

A vice-governadora Marilisa Boehm criou a primeira delegacia da Mulher em Joinville e foi a primeira delegada regional da maior cidade de Santa Catarina. Além disso, criou um sistema (via grupo de whatsapp) para reunir mulheres que vendem e compram produtos e serviços entre elas, promovendo o empreendedorismo feminino. “A importância da mulher no governo se deve à sua capacidade, à sua competência e ao seu feeling. Pois ela consegue harmonizar, junto com os homens, o trabalho. Ela dá mais cor, brilho e sensibilidade no tratamento das demandas da população”, comentou a vice-governadora.

A secretária-geral de Governo, Danieli Porporatti, defende que desigualdade se combate com ação. “Seja na política seja em qualquer área do mercado de trabalho, nunca deixei que isso me limitasse. Segui firme. E hoje fico feliz em ver a grande representatividade feminina no Governo de Santa Catarina”, conta. A visão dela é que as mulheres tenham espaço para mostrar seu trabalho e sua competência em posições de liderança. “O governador Jorginho Mello é um dos grandes incentivadores dessa maior participação e está sendo coerente com o que sempre defendeu”, completa Porporatti.

Em alguns casos, como o da Polícia Científica, que já tem 106 anos, é a primeira vez que a instituição tem uma mulher à frente, com a perita-geral Andressa Fronza. Na Polícia Militar, a major Clarissa Dias Soares é a primeira oficial mulher a assumir o comando de um Batalhão de PM na Capital.

AS MULHERES DE GOVERNO:

Vice-governadora: Marilisa Bohem

Secretária-geral de governo: Danieli Pinheiro Porporatti

Secretária da Assistência Social Mulher e Família: Alice Kuerten

Secretária da Saúde: Carmen Zanotto

Secretária-executiva de Articulação Nacional: Vânia Franco

Secretária adjunta da Saúde: Letícia Mattos

Secretária adjunta da Educação: Patrícia Lueders

Secretária adjunta de Assistência Social Mulher e Família: Maria Helena Zimmerman

Secretária adjunta do Turismo: Catiane Seif

Controladora-geral adjunta: Simone de Souza Becker

Presidente do IMA (Instituto do Meio Ambiente): Sheila Maria Martins Orben Meirelles

Perita-geral da Polícia Científica: Andressa Fronza

Presidente da FCEE (Fundação Catarinense de Educação Especial): Jeane Probst Leite

Presidente da Cidasc: Celles de Mattos

Diretora de Imprensa do Governo: Aline Cabral Va

Parceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome