CARTÃO TURISTA GANHA NOVO VISUAL E PASSA A SER VENDIDO EM VÁRIOS PONTOS DE FLORIANÓPOLISCARTÃO TURISTA GANHA NOVO VISUAL E PASSA A SER VENDIDO EM VÁRIOS PONTOS DE FLORIANÓPOLIS

Venda descentralizada amplia acesso ao transporte público para visitantes na temporada de verão 2025/2026 na Capital. (Foto Divulgação PMF)

Entre as novidades para a temporada de verão 2025/2026, a Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta segunda-feira a venda descentralizada do Cartão Turista, modalidade de transporte voltada aos visitantes da Capital. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, em parceria com o Consórcio Fênix, e traz como destaque um novo modelo de cartão, com identidade visual inspirada nos principais atrativos da cidade.

Com custo unitário de R$ 5,00, o Cartão Turista permite que o visitante utilize o transporte coletivo de forma prática, sem a necessidade de realizar pagamentos avulsos a cada embarque, além de garantir integração gratuita dentro do período de três horas, tornando os deslocamentos mais econômicos.

Novo design transforma o cartão em souvenir

Além da funcionalidade, o Cartão Turista passa a contar com um visual renovado, com 20 variações de imagens que retratam pontos históricos, paisagens naturais e manifestações culturais de Florianópolis. A proposta é que o cartão também possa ser guardado como lembrança da visita à cidade.

No verso, o material traz orientações de uso, informações sobre recarga e indica o site floripa.com, que reúne dicas de atrações, serviços turísticos, roteiros e agenda cultural.

Venda descentralizada amplia o acesso ao cartão

Antes comercializado apenas na Central de Atendimento ao Usuário, no TICEN, e em alguns terminais, o Cartão Turista passa a ser vendido em novos pontos espalhados pela cidade.

Inicialmente, a comercialização ocorrerá nos Centros de Atendimento ao Turista (CATS), localizados em:

  • Mercado Público
  • Terminal Rodoviário Rita Maria
  • Lagoa do Peri
  • Cabeceira da Ponte Hercílio Luz
  • Jurerê Open Shopping

Nesses locais, o pagamento será exclusivamente via PIX, com retirada imediata do cartão.

Venda e recarga nos terminais de integração

O cartão também estará disponível em todos os terminais de integração da Capital: TICEN, TITRI, TIRIO, TILAG, TICAN e TISAN. Nesses pontos, a compra poderá ser feita em dinheiro, sempre em real, e os usuários terão acesso a serviços de recarga e atendimento nas bilheterias.

A Prefeitura também está dialogando com o setor hoteleiro e de serviços para ampliar ainda mais a descentralização. Hotéis, pousadas, mercados e outros estabelecimentos poderão manifestar interesse em comercializar o Cartão Turista.

Os estabelecimentos poderão solicitar lotes de 20, 40 ou 60 unidades, com negociação direta com o Consórcio Fênix. A retirada será feita no Passe Rápido, ao lado do TICEN, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Dúvidas e solicitações podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 3112-1845.

Mobilidade urbana e estímulo ao transporte público

Segundo o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne, a estratégia busca incentivar o uso do transporte coletivo pelos visitantes, alinhada ao fim da cobrança em dinheiro dentro dos ônibus.

“A modalidade já existia, mas nem todos tinham acesso ou informação. Ao descentralizar a venda, ampliamos o alcance e estimulamos o uso do transporte público, com impactos positivos também na mobilidade urbana”, destaca.

Informações do Cartão Turista

* Valor de compra da unidade: R$ 5,00

* Custo por passagem: R$ 6,75, mais em conta do que o pagamento avulso

* Integração: viagens dentro de 3 horas, em qualquer linha da modalidade convencional

* Obs: Não é cobrada taxa de desbloqueio e o cartão é liberado logo no primeiro uso, desde que já esteja com saldo carregado.

Recarga

Depois de ter o cartão em mãos, a recarga segue uma dinâmica simples.

Para fazer presencial, basta solicitar o procedimento aos atendentes das bilheterias dos terminais, realizando o pagamento. Outra opção nesses locais é utilizar os pontos de autoatendimento disponíveis.

Online, a recarga é através do aplicativo Floripa no Ponto. Depois de  baixar o app no celular, basta realizar um cadastro simples com dados do usuário na opção de Serviços Online. Em seguida, é hora de registrar o cartão pelo número serial indicado no verso. A partir disso, a recarga pode ser realizada com pagamento via PIX e recebimento nos ônibus e terminais do sistema em até 30 minutos.

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