
As ações do Governo de Santa Catarina para fortalecer a rede pública de saúde seguem avançando em várias frentes. Além das intervenções internas nas unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), diversos hospitais vêm passando por renovação visual e estrutural. Em Florianópolis, o Hospital Nereu Ramos (HNR) já está com 98% da revitalização de sua fachada concluída.
Nova fachada reforça identidade catarinense
Antes desgastada pelo tempo, a fachada do HNR recebeu nova pintura com as cores da bandeira de Santa Catarina, destacando a identidade institucional e valorizando o prédio que integra a rede estadual.
A diretora do hospital, Bárbara Maurício Caetano Leite, destaca que a revitalização faz parte de um conjunto de ações voltadas à qualificação da estrutura física:
“Com o objetivo de qualificar cada vez mais a estrutura do Hospital Nereu Ramos, algumas obras já foram realizadas, outras estão em andamento e novas serão feitas em breve. Em destaque, temos a fachada, que estava deteriorada, e cuja pintura agora reforça as cores da bandeira catarinense. Todas essas melhorias são investimentos do Governo do Estado para proporcionar conforto, qualidade e bem-estar aos pacientes, à população e aos servidores.”
Acessibilidade reforçada com adequações no Ambulatório
Também estão em execução obras no acesso ao Ambulatório, onde o piso irregular está sendo nivelado para garantir mais segurança a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Estão previstas a pintura das áreas internas, a revitalização dos quartos, que será executada gradualmente para evitar o bloqueio de leitos e manter o atendimento. Também será recuperada a Praça Vidal Machado e a Gruta, com renovação total da iluminação para oferecer um ambiente mais acolhedor, seguro e adequado para pacientes, visitantes e servidores.
Intervenções realizadas desde 2023
Desde 2023, o Estado promove uma série de obras estruturais no HNR. Entre os trabalhos já realizados estão a recuperação de uma área afetada por erosão, que possibilitou a reabertura do vestiário feminino das servidoras; a sinalização de vagas prioritárias; e correções no telhado e nas calhas. O hospital ainda modernizou completamente a rede elétrica da cozinha e fez a primeira grande reforma da UTI desde 1998.
Próximas etapas da revitalização
As melhorias continuarão ao longo dos próximos meses. Entre as ações previstas estão a pintura das áreas internas, a revitalização dos quartos, que será executada gradualmente para evitar o bloqueio de leitos e manter o atendimento. Também será recuperada a Praça Vidal Machado e a Gruta, com renovação total da iluminação para oferecer um ambiente mais acolhedor, seguro e adequado para pacientes, visitantes e servidores.












