
Dando continuidade ao projeto de ampliar o fluxo turístico durante todo o ano, o Governo de Santa Catarina lançou oficialmente nesta sexta feira a 1ª edição da Estação Primavera. A iniciativa reúne as tradicionais festas típicas do estado — entre elas Oktoberfest, Marejada, Tirolerfest e Fenarreco — em uma estratégia inédita que reconhece o turismo como uma das principais matrizes econômicas catarinenses.
“Desde que assumi o governo, o Turismo teve e segue tendo uma atenção especial. É um setor extremamente importante respondendo por 12,6% do PIB estadual. E é por meio do turismo que estamos destacando as potencialidades de Santa Catarina, destacando os atrativos de cada região do Estado, nas quatro estações do ano. Desta vez o nosso foco é a primavera, estação que concentra as nossas festas tradicionais. Por isso, estou muito feliz de estar aqui, em Treze Tílias, celebrando o lançamento da Estação Primavera”, destacou o governador Jorginho Mello.
O evento de lançamento ocorreu em Treze Tílias, conhecida como a cidade mais austríaca do Brasil e palco da tradicional Tirolerfest. A escolha do município reforça o propósito de dar visibilidade a regiões além do Litoral, valorizando o Meio-Oeste catarinense e destacando sua cultura, tradição e potencial turístico. Além da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), as forças de segurança marcaram presença para apresentar as ações que garantem que Santa Catarina siga sendo o estado mais seguro do país, fator que fortalece sua atratividade turística.
Entregas estratégicas para o setor
Durante a cerimônia, foram anunciadas duas novidades:
* Calendário de Eventos do Estado: compromisso de governo que organiza e divulga os principais eventos turísticos de Santa Catarina, distribuídos pelas regiões e alinhados às expectativas dos visitantes.
* Central de Atendimento ao Turista (CAT): assistente virtual com inteligência artificial que, via WhatsApp, fornece informações sobre rotas, dicas, curiosidades e serviços turísticos.
“Estamos vivendo um novo momento para o turismo em Santa Catarina. Com a Estação Primavera, unimos nossas festas típicas, nossa diversidade cultural e nossa segurança para mostrar que o estado está preparado para receber turistas o ano inteiro. É mais um passo para consolidar o turismo como um dos motores da economia catarinense e também como o estado das festas da primavera no Brasil”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif.
Segurança reforçada nas Festas de Outubro
Em paralelo ao lançamento, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) apresentou a Operação Estação Primavera, com medidas especiais para garantir a tranquilidade de moradores e turistas durante as festividades.
As ações incluem:
* Reforço no efetivo policial;
* Fiscalização de trânsito, com atenção especial ao combate ao álcool ao volante;
* Policiamento ostensivo nas festas tradicionais.
A operação abrangerá eventos como a Oktoberfest (Blumenau e Itapiranga), a Fenarreco (Brusque), a Marejada (Itajaí), a Festa do Imigrante (Timbó), a Heimatfest (Forquilinha) e a Bierville (Joinville).
“A Polícia Militar, em parceria com o Governo do Estado, está preparada para garantir a tranquilidade e a segurança de todos que participam das festividades em Santa Catarina. Nosso compromisso é a preservação da ordem pública e oferecer proteção tanto aos moradores quanto aos visitantes”, destacou o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson.
Turismo como motor da economia catarinense
Com a Estação Primavera, o governo estadual reforça o projeto de consolidar Santa Catarina como destino de excelência nacional e internacional, valorizando a cultura local, fortalecendo o turismo regional e impulsionando a economia.