FLORIANÓPOLIS DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS PARA MULHERES

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, Florianópolis realiza, a partir desta terça-feira, a V Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. Serão três dias de debates, oficinas e construção coletiva em torno dos direitos das mulheres em sua diversidade. O evento será realizado das 13h às 19h, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), localizada na Rua Dib Mussi, 366 – Centro.

A conferência se consolida como um espaço de escuta ativa e formulação de propostas concretas para garantir mais equidade, representatividade e justiça social nas políticas públicas voltadas às mulheres. Representantes da sociedade civil, do poder público e de movimentos sociais se reúnem para propor soluções e eleger delegadas para a etapa estadual.

A abertura acontece nesta terça-feira, com solenidade oficial e a palestra magna da professora Joana Maria Pedro — referência nacional e internacional nos estudos de gênero e feminismo. Na quarta-feira (9), os trabalhos se concentram em grupos temáticos. O encerramento, na quinta-feira, será marcado pela plenária final com a votação das propostas e a eleição das delegadas.

Ao longo da conferência, os debates serão divididos em quatro eixos temáticos:
• Eixo 1: Enfrentamento de todas as formas de violência contra mulheres e meninas;
• Eixo 2: Saúde integral da mulher, com foco em saúde mental, justiça reprodutiva e cuidados específicos com mulheres idosas, negras, indígenas e LBTs;
• Eixo 3: Equidade de gênero e justiça social, incluindo acessibilidade, combate ao etarismo, inclusão produtiva e participação política;
Eixo 4: Direitos das mulheres negras, indígenas e LBTs, com destaque para ações afirmativas, enfrentamento ao racismo, sexismo e LBTfobia, além de políticas de moradia e combate à violência institucional.

A conferência municipal é uma etapa preparatória para os encontros Estadual e Nacional de Políticas para as Mulheres, e reafirma o compromisso de Florianópolis com a construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática.

O evento é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Florianópolis (COMDIM), com apoio da Prefeitura Municipal, UNISUL e CIEE/SC. A participação é aberta a todas as pessoas interessadas em contribuir para a promoção da igualdade de gênero e fortalecimento das políticas para mulheres no município. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://bit.ly/InscricaoVCMPMFloripa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome