
Mais de mil jovens e adolescentes participaram nesta quarta-feira do 14º Encontro Estadual dos Vereadores Mirins, realizado no CentroSul, em Florianópolis. O evento reuniu representantes de 70 Câmaras Mirins de diferentes regiões de Santa Catarina, em uma programação voltada para a troca de ideias, elaboração de propostas e formação política.
Aproximação da política com a juventude
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), o programa aproxima os jovens do dia a dia do poder público.
“Trabalhamos por uma Alesc mais próxima da comunidade, e esse projeto com jovens e adolescentes cria esse momento de aproximação. Mostra como é a vida de um político, como podemos ajudar a transformar o dia a dia dos catarinenses e faz com que eles tomem gosto por essa vivência. Esse grande encontro é um momento importante para que eles possam aprender mais e também ter essa troca de experiência. Tenho certeza que muitos desses jovens que aqui estão hoje serão nossos vereadores, prefeitos, deputados.”
Histórico do programa Vereador Mirim
Criado pela Resolução nº 5, de 8 de setembro de 2010, o programa permite que estudantes do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, vivenciem as funções do Poder Legislativo. Atualmente, mais de 80 câmaras municipais em Santa Catarina desenvolvem a iniciativa em parceria com escolas públicas e privadas.
Papel da Escola do Legislativo
O presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB), reforçou o caráter educativo e transformador do encontro:
“Queremos provocar para que os nossos adolescentes vivam o mundo político. Para que eles participem, não apenas como espectadores, mas sim como atores do processo. Entender a função em cada esfera é importante para que eles também possam escolher com consciência seus representantes.
E para que eles entrem de corpo e alma nessa vida que ajuda a transformar cada dia mais e melhor a nossa sociedade.
Segundo De Nadal, a Escola do Legislativo é responsável por oferecer conhecimento e ferramentas para estimular o protagonismo juvenil.
Experiências de jovens parlamentares
Entre os participantes, a vereadora mirim Sarah Paladini Pereira, de São Miguel do Oeste, destacou a oportunidade de convivência com realidades distintas.
“É mágico estarmos aqui. Podemos dividir experiências com pessoas de todo o estado, entender problemas comuns e buscar soluções conjuntas para nossas cidades”, disse.
Já o vereador mirim Gian Fabrício Gravi Gonçalves, de São Bento do Sul, revelou o desejo de seguir carreira política:
“Antes achava a política chata, mas agora entendo que ela transforma vidas. Ser vereador mirim aumentou ainda mais minha vontade de seguir nesse caminho.”
Projetos parceiros apresentados
Durante o encontro, os adolescentes também conheceram projetos comunitários e de cidadania desenvolvidos em parceria com forças de segurança e entidades sociais, entre eles:
– Protetor Ambiental e Educação para o Trânsito, da Polícia Militar Rodoviária;
– Proerd, do 4º Batalhão da Polícia Militar;
– SOS Desaparecidos;
– Conseg Mirim de Içara;
– Regimento de Polícia Montada;
– Bombeiro Mirim e Projeto Golfinho, do Corpo de Bombeiros Militar.