
A Prefeitura de Florianópolis inaugura neste sábado, o primeiro boulevard do Centrinho da Lagoa da Conceição. O espaço, com 500 metros quadrados, faz parte da revitalização do entorno da nova ponte, prevista para ser concluída no dia 27 deste mês.
Localizado na Rua Senador Ivo D’Aquino, o boulevard fica em frente a restaurantes e bares da região, ao lado do novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira e da Marina Ponta da Areia. As obras são conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.
Passeios mais largos e acessíveis
As calçadas da Rua Senador Ivo D’Aquino tiveram a largura triplicada: de 2 metros para cerca de 6 metros em média. Além disso, foram niveladas com a pista, ganharam piso uniforme em concreto resistente e passaram a contar com acessibilidade.
O trecho inicial de 60 metros, a partir da SC-404, também manteve vaga de embarque e desembarque para passageiros do terminal lacustre.
Espaço de lazer à beira da Lagoa
O novo boulevard vai receber equipamentos urbanos oferecidos pela iniciativa privada.
Segundo Ricardo Junckes, engenheiro e consultor da Secretaria de Infraestrutura, a obra surgiu como complemento da revitalização em andamento:
“Com todo o melhoramento por perto, a área comercial merecia ser valorizada, dando mais opções de lazer e descanso aos frequentadores da Lagoa.”
Conclusão da nova ponte
A nova ponte da Lagoa, já liberada ao trânsito desde 22 de agosto, será finalizada com a construção de um muro de cabeceira. Após essa etapa, estarão disponíveis os passeios laterais de 2,5 metros e a ciclovia bidirecional de 2,8 metros de largura.
Na sequência, a antiga ponte será demolida, abrindo espaço para novos projetos:
Boulevard em deck de madeira com guarda-corpo metálico, no terreno do antigo aterro;
Praça pública ao lado da nova travessia, próximo à Avenida das Rendeiras.
Outras melhorias já entregues
Novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira (outubro de 2024), com área de espera coberta, sanitários acessíveis, bicicletários e trapiche de 100 m²;
Praça em andamento entre a antiga travessia e o Supermercado Chico, com 650 m², sanitários públicos, bancos, mesas, paisagismo e iluminação reforçada.
Trânsito reorganizado
Desde 22 de agosto, uma nova dinâmica viária passou a funcionar no Centrinho:
Motoristas da Rua Henrique Veras do Nascimento acessam a nova ponte pela lateral da rótula;
Quem vem das Rendeiras precisa virar à direita para o Canto dos Araçás ou contornar a rotatória rumo ao Centrinho e Itacorubi;
Para seguir direto ao Canto dos Araçás, deve-se usar a faixa da esquerda e contornar a rótula sem acessar a nova ponte.
Impacto ambiental e estrutural
Com investimento de R$ 53 milhões, em parceria com o Governo do Estado, a nova ponte traz benefícios ambientais e de mobilidade:
Altura livre triplicada: passou de 1,80 m para 6 m, favorecendo a oxigenação da Lagoa e a passagem de embarcações;
Vão de navegação ampliado: de 9 m para 30 m;
Conexão cicloviária: integrando ciclovias das Rendeiras ao Terminal de Ônibus da Lagoa (Tilag).
A ponte tem 214 metros de extensão, 17 metros de largura e estrutura em concreto armado, com passeios, ciclovia e barreiras de segurança.
Governo do Estado parceiro
Todas essas obras contam com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. Elas estão sendo executadas pela empresa Cejen Engenharia Ltda. O investimento é da ordem de R$ 53 milhões, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.