
Dando continuidade à semana de atividades do Estágio Visita, os 50 acadêmicos participantes foram recebidos, na tarde desta quinta-feira, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Julio Garcia (PSD).
Segundo ele, o Programa Estágio Visita, se destaca como uma forma de aproximar a sociedade das atividades desenvolvidas pela Assembleia Legislativa e de possibilitar a formação de novas lideranças políticas.
“Acho que o Parlamento está cada vez mais aberto à sociedade, mais próximo do cidadão. Receber os estudantes por meio deste programa é fundamental para que conheçam o Parlamento por dentro e passem a acompanhar as atividades nele desenvolvidas. Muitos jovens, depois de passar por aqui, acabam se inclinando pela vida pública, e isso é essencial para descobrirmos novos talentos para a política.”
Vozes dos estudantes: experiência que transforma
Os universitários avaliaram de forma positiva a vivência, ocorrida entre 8 e 11 de setembro, destacando o aprendizado sobre o funcionamento do sistema político e o incentivo à participação cidadã.
• Bryan Nunes Dias Kryzanovski, estudante de Ciências Sociais (Pomerode):
“É uma grande proposta, que incentiva os alunos a assumirem protagonismo e a serem ativos na política. Para mim, será um diferencial na sala de aula quando eu for professor.”
• Pedro Paulo Carneiro, estudante de Administração (Florianópolis):
“O programa amplia a consciência cidadã. Para votar melhor, fiscalizar e cobrar o deputado é preciso conhecer como tudo funciona. Quem está na vida pública deve atender às demandas da sociedade.”Ele ainda revelou o desejo de disputar cargos eletivos no futuro.
• Suelem Cordeiro Silva, estudante de Direito (Florianópolis):
“Mudou minha visão sobre política. Antes via apenas como ato de votar. Agora percebo todo o processo que rege o Estado. Nunca pensei em disputar um cargo, mas saio daqui com esse novo horizonte.”
Um programa que abre portas
Em sua 10ª edição, o Programa Estágio Visita abre oportunidades para universitários conhecerem o cotidiano da Alesc em uma semana de atividades regulares, em contato com deputadas e deputados, acompanhando reuniões plenárias e as principais comissões técnicas.
A capacitação oferecida aos estudantes inclui ainda palestras e noções sobre o processo legislativo, além de uma oficina em que os universitários elaboram propostas de interesse de suas áreas de atuação, que podem se transformar em projetos e tramitar na Casa Legislativa.
Nesta edição, participam estudantes dos municípios de Palmitos, Florianópolis, Ascurra, Chapecó, Itajaí, São João do Itaperiú, Jaraguá do Sul, Urupema, Penha, Alfredo Wagner, Joinville, Blumenau, Lages, Pomerode, Brusque, Urubici, Concórdia, Witmarsum, Presidente Getúlio, São José, Palhoça, Itapema, Criciúma, Maravilha e Tubarão.
Histórico do programa
Criado em 2017, o Estágio Visita já envolveu 583 universitários de diferentes áreas do conhecimento. As inscrições são feitas por indicação dos gabinetes parlamentares, e a Alesc subsidia os custos de transporte e estadia para os participantes do interior.