ESTADO MAIS SEGURO: GOVERNO DE SC VAI UTILIZAR TECNOLOGIA DE RECONHECIMENTO FACIAL DURANTE A 40ª OKTOBERFEST DE BLUMENAU

SSP-SC amplia monitoramento e integração de dados. (Foto: Ricardo Trida/Divulgação SSP)

Além das atrações musicais, gastronômicas e culturais que marcam a 40ª Oktoberfest de Blumenau, a festa deste ano — que ocorre de 8 a 26 de outubro — contará com um reforço inédito na segurança.
Na edição deste ano, de forma inédita, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) vai intensificar a presença policial e o monitoramento nas dependências do Parque Vila Germânica e na Rua XV de Novembro, com o uso de câmeras equipadas com inteligência artificial para reconhecimento facial de pessoas com pendências na Justiça.

Integração inédita com base de dados da SSP

Embora o recurso já tenha sido utilizado em edições anteriores da festa, esta será a primeira vez que os equipamentos estarão integrados diretamente à base oficial de imagens da SSP-SC.

A medida permitirá maior precisão no cruzamento de informações com os bancos de dados institucionais, aumentando a eficiência das ações policiais.
Mais câmeras e drones inteligentes

A estrutura de segurança contará com 15 novas câmeras instaladas na Rua XV de Novembro — palco dos tradicionais desfiles — e com parte das 330 câmeras de videomonitoramento do Parque Vila Germânica configuradas com o mesmo sistema de reconhecimento facial.
Além disso, drones equipados com a tecnologia auxiliarão no monitoramento aéreo e na identificação de indivíduos com registros policiais em aberto.

“Festa segura e tecnologia em teste estadual”

O secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Flávio Graff, explica que, além de garantir a plena segurança dos milhares de catarinenses e visitantes que circulam pela festa, a ação representa mais um importante teste de viabilidade técnica que o Governo do Estado, por meio da SSP-SC, realiza com o intuito de implantar um sistema de reconhecimento facial em nível estadual. À medida que os testes realizados em grandes eventos vêm demonstrando a eficiência da tecnologia no combate ao crime, com diversas prisões efetuadas, o secretário destaca que o projeto do Governo avança para sua primeira fase de instalação.

“Reforçando o trabalho que será desempenhado pelo efetivo de quase 400 policiais militares, civis, científicos e penais, assim como do Corpo de Bombeiros Militar, a 40ª edição da Oktoberfest de Blumenau será monitorada com o que há de melhor em tecnologia de reconhecimento facial, promovendo a identificação de pessoas com mandados de prisão em aberto e uma resposta ainda mais rápida das forças de segurança diante de ocorrências. Esse é um dos principais projetos idealizados pelo governador Jorginho Mello para a Segurança Pública catarinense e eleva de forma significativa nossa capacidade de atendimento à população”, destacou.

Projeto estadual de reconhecimento facial

Na última semana, a SSP-SC concluiu o pregão que definiu as três primeiras empresas responsáveis pelo início do Projeto Reconhecimento Facial (ProRef).
Segundo o coronel Graff, o governo estadual vai adquirir um software capaz de integrar os sistemas municipais de câmeras ao SISP, o que garantirá acesso aos bancos de dados da Segurança Pública.
Ele recomenda que as prefeituras aguardem a consolidação do projeto estadual antes de realizar investimentos paralelos em sistemas próprios.

Como funciona o sistema

O reconhecimento facial opera em tempo real, captando imagens e cruzando-as automaticamente com os bancos de dados da Segurança Pública.
Quando há coincidência com algum registro de restrição, o sistema emite um alerta imediato à central de monitoramento, que aciona a equipe policial mais próxima. Confirmada a identidade, o indivíduo pode ser detido para os procedimentos legais.

Tecnologia já testada em grandes eventos

A SSP-SC já aplicou o reconhecimento facial em eventos como o Carnaval de Florianópolis, a Festa do Pinhão, em Lages, e o aniversário de Balneário Camboriú.
Nessas ocasiões, o sistema viabilizou mais de 15 prisões e a identificação de pessoas desaparecidas.

Segundo o órgão, a divulgação prévia do uso da tecnologia também contribui para reduzir os índices de criminalidade — como ocorreu na Festa do Pinhão, onde, após a primeira prisão, não houve registros de furtos nos dias seguintes.

Tecnologia a serviço da segurança pública

A adoção do reconhecimento facial em grandes eventos tem se mostrado uma ferramenta eficaz para aumentar a sensação de segurança e otimizar o trabalho das forças policiais.
Com a Oktoberfest 2025 como uma das vitrines, o Governo do Estado busca consolidar o uso dessa tecnologia como política pública permanente de monitoramento inteligente em Santa Catarina.

Sobre o ProRef

O governador Jorginho Mello autorizou o investimento de R$ 40 milhões para atender, inicialmente, 60 municípios catarinenses com mais de 26,5 mil habitantes, que concentram 76% da população e onde ocorreram 73% dos homicídios registrados em 2024. Com esses recursos, está prevista a instalação de 1.000 câmeras com inteligência artificial para reconhecimento facial nesses municípios.

Posteriormente, o sistema contará com a construção de 10 grandes centros de processamento em todo o Estado, equipados com servidores de alta capacidade e softwares capazes de suportar os sistemas ativos, como o Bem-Te-Vi. O objetivo é expandir a iniciativa para todo o território catarinense.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome