DENGUE: AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO EM PALHOÇA SÃO FUNDAMENTAIS PARA COMBATER A CONTAMINAÇÃO PELO MOSQUITO

Nos últimos dias, a dengue se tornou um assunto de grande repercussão da região da Grande Florianópolis tanto que, em  Palhoça, o trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da Secretaria de Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, FCAM, Vigilância Epidemiológica e outros setores ligados à prefeitura, por meio de ações preventivas e fiscalizações vêm atuando de forma efetiva no combate à doença.

Assim como a administração municipal vem trabalhando no enfrentamento da dengue, cabe também à população palhocense fazer a sua parte. É importante lembrar que o mosquito Aedes aegypti necessita de água parada para se reproduzir, por isso, é fundamental verificar nas casas e residências qualquer equipamento ou material que possa acumular água e servir de criadouro para este que é o principal vetor de transmissão da doença.

Ações simples como lavar semanalmente potes de água e comida de animais de estimação, tratar a água da piscina com cloro e efetuar a limpeza uma vez por semana, manter as calhas para água da chuva desentupidas e evitar o uso de pratos nos vasos de plantas tem um papel decisivo para evitar a reprodução do mosquito.

A Vigilância Ambiental do município reforça que se cada morador fizer a sua parte, ou seja, cuidar para que em sua casa ou terreno não haja acúmulo de água, o combate ao mosquito torna-se ainda mais eficaz. Em casos de denúncia de suspeita da existência de água parada ou mesmo de criadouros de mosquito, é possível entrar em contato por meio do site da prefeitura com o setor de Ouvidoria e repassar os dados. Com a informação, as equipes de saúde da prefeitura se encaminham para realizar a fiscalização no imóvel apontado.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome