CÂMARA DE FLORIANÓPOLIS HOMENAGEIA GABRIELZINHO COM NOME NO PRÉDIO DO LEGISLATIVO

Centro Legislativo Municipal de Florianópolis Vereador Gabrielzinho.

Simbolizando a luta pela inclusão, além da trajetória como homem público, a Câmara Municipal de Florianópolis viveu, na sessão plenária de ontem à noite,  um momento de lembrança e emoção. Exatamente um ano após a morte do vereador Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, os parlamentares aprovaram por unanimidade o projeto de resolução que dá o nome dele à sede do Legislativo.

A partir de agora, o prédio passa a se chamar Centro Legislativo Municipal de Florianópolis Vereador Gabrielzinho, eternizando a trajetória de um político que transformou a própria história em símbolo de superação e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Nascido em Florianópolis, em 14 de maio de 1985, Gabrielzinho convivia desde cedo com a hipocondroplasia – uma forma menos grave de nanismo. Enfrentou limitações físicas com coragem e determinação. Costumava dizer que essa foi sua “primeira luta”.

Mesmo com os desafios, tornou-se referência na luta por inclusão e respeito. Faleceu aos 39 anos, no dia 1º de julho de 2024, deixando um legado marcante para a política e para os movimentos sociais da Capital.

A proposta de nomear o prédio foi apresentada pela Mesa Diretora da Casa, com apoio emocionado da vereadora Pri Fernandes (PSD), 2ª vice-presidente da Câmara.

“Falar do Gabrielzinho é impossível sem se emocionar. Ele deixou um legado lindo. Acho que ele ia ficar muito feliz com essa homenagem. Ele merece, é mais que justo”, declarou.

COBALCHINI: “ELE REPRESENTAVA O POVO COM DIGNIDADE”

O presidente da Casa, vereador João Cobalchini (MDB), reforçou a importância do gesto simbólico:“Um ano da partida do nosso amigo Gabrielzinho, ele foi mais do que um colega de trabalho, Gabrielzinho era uma pessoa sensacional, um vereador muito atuante e que também fazia um belíssimo trabalho aqui dentro da casa. Decidimos fazer essa homenagem, e nada mais justo que a gente desse o nome da nossa Câmara, a casa do povo. O momento dessa homenagem também traz esse consolo para a família e amigos, reconhecimento mais que justo”, declarou.

Agora, o nome do vereador se soma à história da Câmara como símbolo de que políticas públicas inclusivas precisam ser permanentes, assim como a memória de quem fez disso sua missão.

A mudança no nome do prédio não é apenas uma homenagem pessoal, mas também um marco de compromisso com a inclusão e com as causas sociais que Gabrielzinho defendeu durante toda sua trajetória.

Ainda em sua trajetória pública e profissional, Gabrielzinho foi diretor do Procon de Florianópolis, onde atuou na defesa dos direitos dos consumidores, e conquistou duas vezes uma cadeira na Câmara de Vereadores, sendo eleito em 2016 e reeleito em 2020. No último pleito, foi o terceiro mais votado da Casa, reflexo do reconhecimento popular pelo trabalho em defesa das pessoas com deficiência, da acessibilidade e da transparência no serviço público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome