ANO LETIVO EM SÃO JOSÉ 2023: ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL VÃO RECEBER MAIS DE 24 MIL ALUNOS

Com melhorias e adequações nas estruturas das escolas que, a partir do mês que vem, vão receber mais de 24 mil alunos matriculados na Rede Pública de São José, a prefeitura está finalizando obras de acabamento das unidades. O início do ano letivo, dia 7, vai contemplar estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, o EJA .Já as crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs) voltam às atividades no dia seguinte e  para os alunos das Escolas Profissionais as aulas começam no dia 13. Os diretores, equipe pedagógica, professores e demais profissionais das unidades de ensino retornam antes, no dia 1º de fevereiro.

O calendário escolar (as informações detalhadas estão no site da prefeitura) também informa sobre os feriados, as datas para avaliação diagnóstica e socialização de pareceres, seminários de formação e recesso escolar. Importante observar que há calendários específicos para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para as Escolas Profissionais.

Para conferir o andamento dos trabalhos e conhecer a estrutura, a secretária Municipal de Educação, Maria Helena Kruger, visitou sete unidades e estava acompanhada pela coordenadora do setor de Manutenção, Luciana Muniz e  assessora do Gabinete Letícia Martins.

As atividades iniciaram pelo Centro Educacional Municipal (CEM) Vila Formosa, em Forquilhas. A unidade será totalmente reformada e funcionará temporariamente em novo endereço no bloco 3 do antigo prédio da Univali, no Sertão do Maruim. No local, equipes trabalham na limpeza e adequação dos espaços. “Os ambientes estão sendo aproveitados para otimizar os recursos e também o tempo”, citou a coordenadora do setor de Manutenção da Secretaria Municipal de Educação.

No período da tarde, a comitiva esteve no CEM São Luiz. Na unidade, o zelador pintava as portas e as agentes de serviços gerais preparavam a cozinha para receber a pia em granito. Na sequência, o grupo visitou o Centro de Educação Infantil (CEI) São Luiz, que terá instalação de janelas de alumínio para melhorar a entrada de ar e de toldo para circulação entre as salas.

Já no CEI Manoel Cunha, a assessora Letícia contou orgulhosa que plantou há 20 anos – com a ajuda de alunos e demais profissionais – a árvore que faz sombra para os brinquedos do parque. “Muito bom ver tudo bem cuidado e sendo preparado com muito carinho para o retorno das nossas crianças”, afirmou.

O grupo também visitou o CEM Maria Hortência Pereira Furtado, o CEM Sebastião Corrêa e finalizou na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Potecas. Na escola de Potecas, a novidade será uma cobertura para acessar a entrada da unidade. “Esse momento, sem alunos e professores, é crucial para limpeza completa dos ambientes e requalificação da infraestrutura para oferecer uma educação de qualidade para os nossos educandos”, citou a secretária. Ao longo dos próximos dias, a secretária planeja visitar todas as unidades educativas.

Outras unidades educativas também passam por aprimoramentos, a exemplo da manutenção do telhado da EEF Palmira Lima Mambrini, do Colégio Maria Luiza de Melo (Melão) e do CEI Érica Schmidt de Souza, que também está recebendo pintura interna.

No total, 10 salas modulares serão construídas em quatro escolas municipais para ampliar a oferta de vagas. Serão quatro novas salas no CEM Araucária, duas no CEM Santa Terezinha, duas no CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão) e duas no CEM Luar.

A novidade mais esperada é a inauguração do CEI Professor Lindomar Antônio Fabro, em Potecas, que ofertará vagas na educação infantil e pré-escola. As equipes de manutenção trabalham nos últimos ajustes para finalizar a obra e na próxima semana há previsão de iniciar o recebimento do mobiliário.

Os 40 CEIs e 24 CEMs contarão com bebedouros adaptados para atender pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. “Garantir acesso para todos não é modismo. É necessidade real das pessoas que têm individualidades e a gestão precisa ter esse olhar voltado para acessibilidade e inclusão”, frisou a secretária.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome