
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou na tarde desta quinta-feira da cerimônia de posse da nova mesa diretora da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), realizada em Joinville. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual anunciou o repasse de R$ 10 milhões para a execução do Projeto Estratégico InovaAMUNESC, voltado ao desenvolvimento sustentável da região nordeste catarinense.
Na nova composição da entidade, o prefeito de Rio Negrinho, Caio César Treml, assumiu a presidência da AMUNESC. Já o Consórcio Intermunicipal da AMUNESC (CIM-AMUNESC) passou a ser comandado pelo prefeito de São Bento do Sul, Antônio Joaquim Tomazini Filho.
A agenda contou ainda com a presença do secretário de Estado da Articulação Internacional, Paulo Bornhausen; do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; do secretário-adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando; além de parlamentares e convidados.
Segundo o governador, o repasse reforça a política municipalista do Governo do Estado e o fortalecimento das associações regionais.
“Estamos repassando esse recurso para fortalecer as ações para o desenvolvimento da região. Eu sou municipalista por convicção e sou parceiro dos prefeitos e das prefeitas. E apoiar as associações de municípios é fundamental para que o estado pode crescer e se desenvolver ainda mais. Aproveitando a passagem pela cidade estamos formalizando o repasse de recursos para apoiar o carnaval de Joinville e São Francisco do Sul”, disse Jorginho Mello.
Investimento estratégico para o desenvolvimento regional
O projeto Estratégico InovaAMUNESC está estruturado em três eixos estratégicos — Resiliência Climática, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade e Infraestrutura — e contempla os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul, beneficiando uma população estimada em 986.981 habitantes, conforme dados do IBGE de 2025. O prazo de execução é de 18 meses.
No eixo de Resiliência Climática, estão previstas ações voltadas à prevenção e à resposta a eventos extremos, incluindo a integração de dados meteorológicos e hidrológicos para ampliar o suporte à tomada de decisão dos gestores públicos.
Já no eixo de Desenvolvimento Econômico, o projeto prevê a criação de uma marca regional, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico Regional e a capacitação de lideranças públicas, com foco no fortalecimento da competitividade e da gestão pública.
O eixo de Mobilidade e Infraestrutura contempla a elaboração de um Plano de Mobilidade Regional e de Transporte Multimodal, com o objetivo de melhorar a conectividade entre os municípios, reduzir tempos e custos de deslocamento, ampliar a oferta de transporte público e incentivar a mobilidade sustentável.
Ainda durante a agenda na AMUNESC, o Governo do Estado oficializou apoio para cada escola de samba de Joinville e para a Liga das Escolas de Samba de São Francisco do Sul, fortalecendo as ações culturais na região.













