
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou a distribuição de 545 aparelhos de ar-condicionado com funções quente e frio para hospitais da rede própria e para as Gerências Regionais de Saúde (Gersas) em Santa Catarina. A iniciativa faz parte do plano do Governo do Estado para modernizar a infraestrutura hospitalar e qualificar o atendimento à população, com investimento total de R$ 1.158.592,00.
Infraestrutura hospitalar em transformação
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a ação segue uma diretriz do governador Jorginho Mello e integra um conjunto de melhorias iniciadas em 2023.
“Muitas unidades hospitalares estão passando por grandes transformações, incluindo obras, revitalizações e o recebimento de equipamentos essenciais. Desta vez, estamos realizando a importante entrega destes aparelhos de ar-condicionado, que beneficiarão diretamente tanto pacientes, garantindo mais conforto, quanto servidores, que terão melhores condições de trabalho”, destacou o secretário.
Hospital Infantil Joana de Gusmão está entre os contemplados
Uma das unidades beneficiadas é o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, referência estadual em atendimento pediátrico de alta complexidade. O hospital atua em áreas como Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Onco-hematologia e Terapia Intensiva.
Segundo a diretora da unidade, Maristela Cardoso, a instalação dos aparelhos já está em andamento.
“O ar-condicionado é extremamente benéfico para os pacientes, pois melhora a qualidade do atendimento, auxilia na recuperação, proporciona conforto e previne infecções. É fundamental ter uma temperatura adequada, principalmente nos dias mais quentes. Sabemos que, quanto maior o calor, maior a tendência de proliferação de bactérias”, explicou.
Instalação seguirá critérios de urgência e demanda
A SES informa que o processo de instalação será realizado de forma estratégica, priorizando áreas com maior necessidade, substituição de equipamentos antigos e locais com déficit de climatização.
“A prioridade é a instalação imediata, começando pelas unidades com maior demanda. É um investimento significativo, considerado histórico para a saúde pública”, explica Ademilson Hames, gerente de Patrimônio em exercício da SES.
Unidades Contempladas
- Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), Florianópolis;
- Maternidade Carmela Dutra (MCD), Florianópolis;
- Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), Florianópolis;
- Hospital Nereu Ramos (HNR), Florianópolis;
- Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), Florianópolis;
- Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes (HRSJ), São José;
- Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), São José;
- Instituto de Psiquiatria (IPQ), São José;
- Hospital Santa Teresa (HST), São Pedro de Alcântara;
- Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), Joinville;
- Maternidade Dona Catarina Kuss (MDCK), Mafra;
- Gerências Regionais de Saúde (GERSA) localizadas nos municípios: Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Mafra, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.














