
A Prefeitura de Florianópolis e o Governo do Estado estudam utilizar a terceira faixa da SC-401, a faixa da direita, como via exclusiva para veículos pesados, incluindo ônibus e caminhões. O acesso também seria permitido a táxis e veículos de emergência.
A medida faz parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade na rodovia, com início de testes previstos para o próximo verão, quando será inaugurada a primeira fase da ampliação da SC-401.
Objetivo: mais fluidez no trânsito
Segundo o prefeito Topázio Neto, a proposta é organizar o fluxo de veículos logo após a entrega do novo trecho.
“Em parceria com o governador Jorginho Mello, iniciamos uma obra prometida há décadas em nossa cidade, que irá melhorar a mobilidade em uma região essencial para quem mora na região norte da cidade. Agora, estamos organizando o fluxo para garantir maior fluidez”, destacou o prefeito.
Com a faixa exclusiva, o trânsito tende a fluir melhor nas duas pistas centrais e da esquerda, já que não haveria interferência de caminhões e ônibus. Ao mesmo tempo, a terceira faixa também seria mais eficiente, pois concentraria apenas o tráfego de veículos autorizados.
Período de testes e ajustes
A implantação será feita de forma experimental, podendo ser mantida, ampliada ou revista conforme a adesão e os resultados observados. O teste inicial está programado para o trecho do Morro das Madeireiras, que corresponde à primeira parte da obra — com entrega prevista até o final do ano.
Obra faz parte do programa “Estrada Boa”
A triplicação da SC-401 integra o programa estadual “Estrada Boa”, que contempla viadutos, ciclovias, sistema de drenagem aprimorado e obras de contenção de encostas, em cerca de 10 quilômetros de rodovia.
O projeto é considerado estratégico por atender uma das vias mais movimentadas de Florianópolis, especialmente nos meses de verão.
População é convidada a opinar
Para envolver os moradores na decisão, o prefeito Topázio Neto lançou uma enquete nas redes sociais sobre o uso da faixa exclusiva.
“É claro que é tudo uma discussão ainda, vamos fazer testes. Mas se organizarmos esse trânsito logo no início, a chance é maior de dar certo, concordam?”, escreveu.