
O governador Jorginho Mello assinou neste sábado a ordem de serviço para o início das obras da nova subestação elétrica, linha de distribuição (LD) e redes alimentadoras em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. A melhoria na rede de energia elétrica é uma ação do Governo do Estado por meio da Celesc.
Com investimentos que chegam a R$ 53,2 milhões, a estrutura vai ampliar a segurança energética, garantir qualidade no fornecimento e preparar a cidade para crescer de forma sustentável, especialmente diante da intensa atividade turística que movimenta o município no verão.
O governador Jorginho Mello destacou a importância da obra para o desenvolvimento local:
“Esse investimento da Celesc será fundamental para que a cidade continue crescendo com segurança. Energia boa, estável e com preço justo é o que mantém as empresas funcionando, atrai novos investimentos e ajuda a gerar emprego, especialmente numa cidade como Governador Celso Ramos, destaque no turismo e com belíssimas praias do nosso Litoral”, destacou o governador.
Estrutura moderna para atender crescimento
O projeto prevê a construção de uma subestação com capacidade de 53 MVA, a implantação de uma linha de distribuição de 7 km em 138 kV e a instalação de novas redes alimentadoras – responsáveis por levar a energia até os transformadores próximos das unidades consumidoras.
A previsão é de que as obras sejam concluídas até dezembro de 2026.
Benefícios para moradores e turistas
Segundo o diretor de Distribuição da Celesc, Cláudio Varella, a nova estrutura vai beneficiar não apenas os 17 mil moradores da cidade, mas também os mais de 50 mil turistas que frequentam o município na temporada.
A obra ainda aliviará a carga da subestação de Tijucas, permitindo que a cidade vizinha também continue se desenvolvendo, disse o diretor.
“Conquista histórica”, diz prefeito
O prefeito Marcos Henrique da Silva, o Marquinho, ressaltou o impacto estratégico da obra:
“Essa é uma conquista histórica para Governador Celso Ramos. Estamos recebendo um investimento que vai muito além de uma obra de infraestrutura: é um passo decisivo para garantir que nossa cidade continue crescendo de forma sustentável, com energia confiável para os moradores, comerciantes e turistas. Com essa nova subestação, teremos mais segurança no fornecimento, apoio às empresas que já estão aqui, atração de novos investimentos e mais qualidade de vida para quem escolheu viver ou visitar esse paraíso.
Agradecemos ao governador Jorginho Mello e à Celesc por olharem com tanto carinho e atenção para o futuro de Governador Celso Ramos”, observou o prefeito.